Geral

Ministério Público conscientiza sobre enfrentamento e prevenção de violência contra a mulher em Campestre

22/08/2025
Ministério Público conscientiza sobre enfrentamento e prevenção de violência contra a mulher em Campestre

Em continuidade às ações que marcam o mês de prevenção e combate à violência contra a mulher, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participou, nessa quinta-feira (21), do evento “Agosto Lilás, coragem para denunciar, força para recomeçar”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Campestre.

O órgão ministerial foi representado pela promotora de Justiça Andrea Teixeira. Também participaram representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública Estadual, Polícia Militar e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).

Na oportunidade, a promotora de Justiça explicou o papel do MPAL na defesa das mulheres, na prevenção da violência e na busca de justiça para punição dos agressores. Ela também ressaltou quais os dispositivos legas que devem ser cumpridos para garantir a proteção à mulher e salientou a importância da rede de acolhimento para a vítima que deseja romper com o clico de violência e se afastar definitivamente do agressor.

Além da participação em eventos promovidos por municípios para abordar a temática, o MPAL também possui sua própria campanha para essa temática. Trata-se do “Agosto Lilás – Minha voz, minha força” que, durante esta semana, sensibilizou aproximadamente 500 alunos de três escolas públicas situadas no Benedito Bentes, em Maceió, que participaram de palestras sobre o assunto. O MPAL também efetuou uma panfletagem no terminal rodoviário do bairro.

Em outro momento, levou o tema para apresentação a cerca de 300 trabalhadores de uma obra no bairro Cidade Universitária, também na capital. Uma ação de sensibilização a respeito do Agosto Lilás aconteceu em Penedo, no começo da semana, e outra em União dos Palmares, nesta sexta-feira (22).

Ascom MPAL