Geral
Cesmac abre exposição “Angola – Viajando com os olhos” com obras do fotojornalista alagoano Ailton Cruz

A Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes inaugura, no dia 28 de agosto, às 19h, a exposição “Angola – Viajando com os olhos”, do consagrado fotojornalista e artista visual alagoano Ailton Cruz. A mostra traz ao público um olhar sensível e poético sobre a cultura africana, registrando a diversidade étnica, os rituais e o cotidiano de comunidades tradicionais em seis províncias de Angola: Luanda, Benguela, Lobito, Lubango, Namibe e Tômbua.
A iniciativa reafirma o compromisso do CESMAC com a difusão da arte e da cultura em Alagoas, projetando artistas locais e promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A programação inclui, além da vernissage, visitas mediadas, palestras temáticas e atividades voltadas à participação de estudantes e professores, fortalecendo o diálogo entre o universo acadêmico e a produção cultural.
“A Galeria CESMAC de Arte reafirma o compromisso da instituição em promover a cultura e valorizar os talentos alagoanos. Receber a exposição de Ailton Cruz é motivo de orgulho, não apenas pela relevância de sua obra, mas também por evidenciar como a arte é capaz de aproximar povos, contar histórias e inspirar novas gerações. O CESMAC entende que a educação vai além da sala de aula, sendo também um exercício de sensibilidade e pertencimento cultural”, destaca o vice-reitor do Cesmac, Dr Douglas Apratto Tenório.
Natural de Utinga (Rio Largo – AL) e formado em Jornalismo pelo CESMAC, Ailton Cruz tem mais de quatro décadas de trajetória dedicada à fotografia documental, publicitária e jornalística. Durante sua experiência internacional em Angola, trabalhou na implantação do primeiro jornal de Economia & Finanças do país, registrando momentos históricos como a passagem do papa Bento XVI e o desenvolvimento da nação africana. Seus ensaios fotográficos revelam um mergulho profundo no modo de vida e na estética singular de povos como os Mumuilas e os Mucubais, preservando tradições ancestrais mesmo em meio a conflitos.
Com uma carreira marcada por prêmios, exposições e publicações nacionais e internacionais, Ailton Cruz é também presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no estado de Alagoas. Para ele, retornar ao CESMAC com esta exposição é motivo de orgulho: “As imagens que trago de Angola não são apenas registros documentais, mas fragmentos de experiências que me transformaram como profissional e como ser humano. É uma alegria enorme poder compartilhar essa vivência no espaço que formou minha base acadêmica e que hoje é um polo de difusão artística em nosso estado, explica o fotógrafo.
“A expectativa para essa exposição é muito grande, principalmente porque ela vai alcançar não só os estudantes do CESMAC, mas também alunos da rede pública. É um convite a uma viagem através das imagens: eu estive em Angola, fiz os registros, mas cada pessoa que visitar a mostra vai construir a sua própria leitura e embarcar em sua própria viagem. São fotografias do meu olhar sobre duas etnias africanas — os Mumuilas e os Mucubais — que vivem no deserto e em províncias do país, e espero que o público se encante com essa experiência, assim como eu me encantei ao vivê-la”, completa Ailton.
Aberta ao público, a mostra “Angola – Viajando com os olhos” irá permanecer em cartaz na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, das 8h às 21h, a partir do dia 29/08, reforçando o papel da instituição como referência na valorização da arte, da memória e da cultura alagoana.
Ascom Cesmac