Geral

Governo inaugura complexo esportivo e escola indígena em Inhapi neste sábado

22/08/2025
Governo inaugura complexo esportivo e escola indígena em Inhapi neste sábado
Fotos: Unidade de ensino Indígena Ancelmo Bispo de Souza será a 14ª entregue pelo programa Escola do Coração | Alexandre Teixeira

Natalício Vieira

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entrega neste sábado (23), no município de Inhapi, no Sertão alagoano, um pacote de obras que vai transformar a realidade da educação e do esporte na região; o Complexo Educacional e Esportivo Pompilhão e a nova Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza.

As solenidades de inauguração terão a presença do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos. O Complexo Esportivo Pompilhão, construído em parceria com a Prefeitura de Inhapi, recebeu um investimento de R$ 6.384.108,39, sendo a maior parte do Tesouro Estadual. O espaço foi projetado para ser um polo de referência local na promoção do esporte e da qualidade de vida, com campo de futebol, pista de atletismo, arquibancadas, pista de skate, quadras de basquete e futevôlei, playground e quiosques.

O complexo visa fortalecer os vínculos comunitários e diminuir a exposição de jovens à violência. A Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza, na Aldeia Roçado, foi construída com um investimento de R$ 3.177.912,60. A nova unidade, que já conta com 199 alunos matriculados e capacidade para atender até 600 estudantes, é a 14ª entrega do programa Escola do Coração, que prevê a contemplação de pelo menos 13 comunidades indígenas de Alagoas até 2026.

A escola funciona nos três turnos, oferecendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e conta com uma infraestrutura completa, com seis salas de aula, sala multiuso, biblioteca, laboratório de informática e ginásio poliesportivo.

Legado e reconhecimento

A escola homenageia Ancelmo Bispo de Souza, patriarca do povo Koiupanká e um dos responsáveis pela fundação da aldeia e pela luta por direitos básicos como a terra, a saúde e a educação.

Sua história, assim como a da comunidade, é marcada pela resistência e pelo fortalecimento da identidade indígena. Já o complexo esportivo celebra a memória de Pompílio Brandão de Alcântara, uma das figuras mais influentes da política no sertão alagoano. Líder político decisivo na emancipação de Inhapi, ele é patriarca de uma família que marcou profundamente a história política da região.

Serviço

O quê: Inauguração do Complexo Educacional e Esportivo Pompilhão e da Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza Quando: 23 de agosto de 2025 (sábado), às 14h

Onde: Inhapi/AL

Presença: Governador de Alagoas, Paulo Dantas; secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; e demais autoridades.