Geral
Alagoas lança em SP plataforma de agendamento para experiências de turismo sustentável

A Embratur, em parceria com a Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur), lançou oficialmente o projeto Destinos Conscientes – Alagoas: uma nova vitrine digital que valoriza experiências focadas em sustentabilidade.
A iniciativa será apresentada ao público durante o Salão Nacional de Turismo, que acontece em São Paulo até o próximo sábado (23), e é parte do Pré-AceleraTUR, programa de aceleração junto ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que mapeou soluções com potencial de impacto ESG para rodar Provas de Conceito junto aos destinos premiados do Concurso ESG.
No estande de Alagoas, foi feita a apresentação do projeto, seguida de degustação de produtos regionais e sorteio de brindes. A programação foi aberta ao público e contou com a presença da secretária estadual de Turismo, Bárbara Braga; da gerente de inovação da Embratur, Marina Arruda; da CEO da Janoo, Tássia Correia; além de representantes das experiências cadastradas.
Quem está em casa já pode conferir a nova página Destinos Conscientes – Alagoas, que pode ser acessada em janoo.com.br/alagoas.
Entre as experiências cadastradas estão a vivência marisqueira na Palateia, o turismo regenerativo da Nosso Mangue, a vivência indígena Wetçamy, além de visitas a engenhos artesanais da Rota da Cachaça, observação de peixe-boi e trilhas em áreas de proteção ambiental.
.jpg)
Todos os atrativos foram indicados pela Setur por desenvolverem ações focadas em sustentabilidade. Para integrarem o projeto Destinos Conscientes – Alagoas, esses lugares passaram por curadoria e receberam apoio técnico para digitalização, promoção e comercialização de suas ofertas.
Para Bárbara Braga, trata-se de mais uma ação inovadora, que valoriza cada vez mais as experiências que pensam na sustentabilidade, por meio de um trabalho em conjunto. Em dezembro de 2024, Alagoas ficou em 2º lugar no Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros da Embratur, que valoriza e incentiva práticas sustentáveis no turismo brasileiro.
"Mais um passo importantíssimo do protagonismo vivido pelo turismo alagoano. É como o nome diz: ‘Destinos Conscientes’, promovendo nossas riquezas turísticas que preservam e trabalham a sustentabilidade. Nosso foco é promover novas conexões, valorizar práticas conscientes, além da inclusão nas comunidades locais, tendo em vista o apoio dado aos empreendedores e iniciativas turísticas de base comunitária. Nosso estado tem várias experiências que os visitantes podem se encantar. Vale reforçar que todos os lugares que integram este projeto, tiveram apoio técnico, promoção, comercialização e mais", afirmou a secretária de Estado do Turismo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da ESG para fortalecer a presença dos destinos brasileiros no exterior. “É fundamental para a Embratur essa abordagem centrada na sustentabilidade e nos princípios da sustentabilidade como eixos estratégicos do turismo internacional. Estamos falando de uma visão que contribui para promover o turismo mais responsável e inclusivo, e fortalece o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e consolidando o país como referência em práticas sustentáveis. Alagoas, um dos vencedores do concurso, se coloca entre os estados exemplo nessas práticas. E é isso que a Embratur quer e trabalha para fomentar: destinos e experiências cada vez mais sustentáveis, atraindo mais turistas internacionais com essa mentalidade, que nos ajuda a tornar o nosso país um lugar melhor não somente para quem nos visita, mas para quem vive aqui”, disse.
Visitantes interessados em viver experiências ricas e transformadoras e que contribuem para o turismo sustentável podem conferir regras, disponibilidade, comparar experiências e comprar seus ingressos online. Além disso, poderão contar com educação ambiental automatizada via WhatsApp, pesquisas de satisfação para registrarem suas percepções.
“A proposta é promover conexões transformadoras entre visitantes e territórios, com impacto positivo para as comunidades e o meio ambiente. E a tecnologia digital bem utilizada pode ser uma importante aliada para esse objetivo”, explicou Tássia Correia, coordenadora do projeto.
Com o lançamento, Alagoas se posiciona também na vanguarda do Turismo Inteligente, valorizando saberes tradicionais e práticas conscientes como diferencial competitivo e inovação digital. A expectativa é alcançar mais de 100 mil pessoas com as ações promocionais previstas, como ativações no estande de Alagoas no Salão de Turismo e conteúdos audiovisuais nas redes sociais.
Digitalização
O projeto também fortalece a inclusão produtiva de comunidades locais, ao apoiar pequenos empreendedores e iniciativas turísticas de base comunitária com ferramentas digitais, visibilidade e acesso a mercados. Todas as experiências são monitoradas por meio de um painel de dados em tempo real, que gera indicadores sobre impacto social, preservação ambiental, satisfação dos visitantes e fluxo turístico.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo inovação, valorização cultural e uso responsável dos recursos naturais nos territórios apoiados. O projeto segue em expansão e poderá ser replicado em outros destinos brasileiros.

Sobre a solução
A Janoo é uma plataforma digital que conecta visitantes e gestores para organizar o turismo de natureza com mais inteligência, sustentabilidade e impacto social. Por meio do programa “Financie o Turismo Sustentável”, instituições públicas e privadas podem apoiar a digitalização e a promoção de experiências focadas em sustentabilidade, com seleção pública, curadoria especializada e acompanhamento de resultados em tempo real. Saiba mais em www.janoo.com.br ou no Instagram @janoo.destinosconscientes.
Mais informações: janoo.com.br/alagoas