Geral

Dia do Maçom é celebrado com solenidade no TCE/AL e entrega de comenda a personalidades alagoanas

21/08/2025
Dia do Maçom é celebrado com solenidade no TCE/AL e entrega de comenda a personalidades alagoanas

Letícia Arraes

No auditório do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), uma solenidade especial marcou as comemorações do Dia do Maçom, nesta quarta-feira (20). O evento festivo foi promovido pelo Grande Oriente do Brasil em Alagoas e conduzido pelo Eminente Grão-Mestre Estadual e conselheiro do TCE/AL, Otávio Lessa, ao lado de sua esposa, Maria Helena Russo Lessa, presidente estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul(FRAFREM)

Durante a cerimônia, foi concedida a Comenda Moacir de Carvalho Ribeiro, honraria destinada a reconhecer personalidades que se destacam pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Alagoas. Neste ano, receberam a homenagem: José Carlos Lyra, presidente da Casa da Indústria, representando o setor da indústria; Kennedy Pinaud Calheiros, presidente do Conselho do Sebrae/AL, representando o comércio; e Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, representando o setor de serviços.

A entrega da comenda reforçou a importância da contribuição desses líderes para o crescimento econômico e social do estado. Ao fazerem uso da palavra, os homenageados afirmaram sentir-se honrados em receber a comenda maçônica, agradecendo à instituição pelo reconhecimento.

O Grão-Mestre Otávio Lessa destacou a importância da data para a instituição e a sociedade: “A Maçonaria não poderia deixar de celebrar o Dia do Maçom. Queremos homenagear diferentes setores da sociedade, valorizar a presença das mulheres e mostrar que a instituição contribui com pessoas de qualidade em todas as áreas”, disse. Ele enfatizou que a celebração reafirma o compromisso da Maçonaria com a sociedade e a relevância de seus membros em todas as áreas.

Em seu discurso, Maria Helena, presidente estadual da FRAFREM, salientou o papel fundamental da presença feminina na ordem: “A mulher na maçonaria representa o equilíbrio da dualidade humana, a força da igualdade e, portanto, que possamos, juntas e juntos, homens e mulheres, continuar construindo um mundo mais justo, fraterno e iluminado.”

O vice Grão-Mestre Eduardo Teixeira destacou o impacto silencioso da instituição: “A Maçonaria trabalha silenciosamente há muitos anos, levando apoio e bem-estar onde outras esferas não chegam, sempre contando com o apoio das famílias e das mulheres que caminham ao lado dos maçons”, afirmou.

O evento encerrou com um clima de reconhecimento e união, mostrando que a Maçonaria é uma instituição dedicada à ética, à solidariedade e ao bem-estar da sociedade.