Geral
Mais de 19 mil estudantes participam da edição 2025 da Olimpíada Nacional de Ciências em Alagoas

Ana Paula Lins
Em Alagoas, 19.691 estudantes participaram das provas da primeira fase da edição 2025 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Ao todo, 212 escolas públicas e particulares do estado se inscreveram na competição, uma das mais complexas olimpíadas de conhecimento do país, por reunir em sua prova conteúdos de astronomia, biologia, física, história e química.
As provas foram aplicadas entre os dias 14 e 16 e os estudantes com as melhores pontuações avançam para a segunda etapa, que ocorre nos dias 11 e 12 de setembro.
Foram inscritos na olimpíada estudantes de escolas públicas ou particulares do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico.
Rede Estadual
Pela Rede Estadual, 6.524 estudantes de 51 escolas participaram da primeira fase da olimpíada, o equivalente a 33% do total de estudantes inscritos.
“Ficamos muito felizes com a participação das escolas estaduais em uma olimpíada tão concorrida como a ONC. Isso mostra o foco e engajamento de nossos estudantes e professores, bem como o resultado de programas que fortalecem a aprendizagem em nossas escolas, a exemplo do Professor Mentor”, aponta o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa.
O coordenador da ONC em Alagoas, Professor Demetrius Morilla, também faz uma avaliação positiva da edição 2025 da competição.
“Nesta edição de 2025, em Alagoas, tivemos mais de 19 mil inscritos , sendo quase 7 mil alunos de escolas estaduais e 8,6 mil alunos de escolas municipais, o que mostra o alcance e a relevância dessa iniciativa. A ONC não é apenas uma competição, mas sim uma oportunidade de despertar talentos, aproximar os jovens da ciência e mostrar que o conhecimento é um caminho real de transformação social. E, acima de tudo, um ato de amor ao conhecimento e à nossa juventude, contribuindo para que o Brasil avance na valorização da ciência, e que esses jovens possam impactar na construção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do futuro”, destaca.
Premiados 2024
A Rede Estadual de Ensino teve seu melhor desempenho na ONC em 2024. Foram 84 estudantes premiados, dos quais 62 com medalhas (32 ouros, 18 pratas e 12 bronzes) e 22 com Menções Honrosas.
Os resultados superaram os da edição 2023 da olimpíada, quando a Rede Estadual alagoana teve 67 premiados, sendo 37 medalhas (10 ouros, 13 pratas, 14 bronzes) e 30 Menções Honrosas.
Comparadas as duas edições, foram 25 medalhas a mais em 2024, o que representa um crescimento de 67,5% no número de medalhas. Destaque para as medalhas de ouro, que triplicaram de um ano para o outro, passando de 10 em 2023 para 32 em 2024.
Uma das medalhistas de ouro de 2024 foi a estudante Jamylle Oliveira, aluna da 2a série do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió. Ela fala da experiência da sua medalha.

“A medalha de 2024 foi mais do que um prêmio, ela representou crescimento pessoal e a preparação para a olimpíada me ensinou a ter disciplina e gerenciar meu tempo. Também acredito que ela validou meu esforço pessoal em busca dos meus objetivos e solidificou minha paixão pelas Ciências da Natureza, como Física e Química, pois me inspirou a buscar uma carreira nesta área”, conta Jamylle.
Ela também falou da sua expectativa para a edição 2025 da olimpíada. “Minha expectativa para a edição deste ano é que ela continue sendo uma prova de excelência, abordando diversos assuntos e matérias, o que nos ajuda muito para futuros vestibulares e Enem. Olimpíadas como a ONC funcionam como porta de entrada para muitas oportunidades no futuro”, reflete a jovem.