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Estudo aponta que brasileiros priorizam consciência ambiental na hora de reciclar

Com a forte preocupação que o descarte incorreto de lixo causa no Meio Ambiente, debates acerca da reciclagem e economia circular são essenciais. Por conta disso, iniciativas e campanhas de conscientização destinadas ao destino correto de resíduo sólido são essenciais. Além de combate aos impactos ambientais, esse tipo de movimentação fortalece o estabelecimento da cadeia ética, que vai desde resultados positivos ao planeta a geração de renda a catadores que fazem parte desse processo.
Pensando nisso, ações voltadas a educação de reciclagem devem ser realizadas visando os dois aspectos dessa cadeia. É o que aponta o recente estudo do Instituto Recicleiros junto ao Neper/USP (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos), um dos maiores estudos sobre o tema. A pesquisa foi fomentada pela SIG, investidora semente do Instituto Recicleiros.
Na análise dessa pesquisa, foram analisados os hábitos de reciclagem dos brasileiros, com foco nas 14 cidades com atuação da organização, e foi constatada que o principal fator responsável pela destinação à reciclagem diz respeito à preocupações com o Meio Ambiente, e pouco à geração de renda aos catadores que fazem parte dessa linha de trabalho.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021, apenas 69,7 milhões de brasileiros possuem acesso à coleta seletiva porta a porta, o que evidência, para os pesquisadores envolvidos no estudo a necessidade de campanhas educacionais voltadas aos demográficos específicos para que o destino correto de resíduos seja feito de maneira eficiente.
Ao que indicam os resultados do estudo, temas como preocupação com o Meio Ambiente e reaproveitamento da matéria prima dos materiais estão entre as principais preocupações dos brasileiros na hora de reciclar, principalmente entre a população com maior escolaridade e renda.
Em contrapartida, os dados da pesquisa retratam que, em demográficos de menor escolaridade e renda, o foco pensando na renda para os catadores aumenta, mesmo que menor em comparação às preocupações ambientais e de reuso.
Isso evidencia que, apesar do crescimento em preocupação sobre os impactos climáticos do destino irregular do lixo, uma parcela significante dessa cadeia, os catadores, é negligenciada de atenção quando o assunto são campanhas de conscientização acerca do trabalho da coleta seletiva.
Portanto, é importante que as ações educacionais voltadas a essa conscientização sejam transversais, e que estudem os extratos sociais a serem ativados, para que esse tipo de campanha receba maior adesão e demonstre melhor resultado, buscando visibilizar as diversas camadas que esse processo tem.
Sobre essas campanhas, Isabela de Marchi, gerente de sustentabilidade de SIGA, diz: “adaptabilidade é chave para o sucesso e avanço desses projetos. É necessário que as campanhas cheguem à população e atinjam maior capilaridade. Assim, os caminhos para uma cadeia ética social e ambientalmente justa são trilhados”.
Clique aqui para acessar o artigo científico na íntegra.
Sobre a SIG
A SIG é líder no fornecimento de soluções de embalagens para melhorar - melhor para nossos clientes, para os consumidores e para o mundo. Com nosso portfólio exclusivo de embalagens cartonadas assépticas, bag-in-box e spouted pouch, trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar alimentos e bebidas a consumidores de todo o mundo de forma segura, sustentável e econômica. Nossa tecnologia e nossos excelentes recursos de inovação nos permitem oferecer aos nossos clientes sistemas de embalagem versáteis e soluções para produtos inovadores e operações inteligentes, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e nos guia em nossa jornada para criar embalagens melhores - embalagens que dão mais às pessoas e ao planeta do que tiram.
Fundada em 1853, a SIG tem sede em Neuhausen, na Suíça, e está listada na SIX Swiss Exchange. As habilidades e a experiência de nossos aproximadamente 9.000 funcionários em todo o mundo nos permitem responder de forma rápida e eficaz às necessidades de nossos clientes em mais de 100 países. Em 2024, a SIG produziu cerca de 57 bilhões de embalagens e gerou uma receita de 3,3 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma pontuação de 13,4 (baixo risco) pela Sustainalytics, uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis e está incluída no índice FTSE4Good.
Para saber mais sobre as tendências que impulsionam o setor de alimentos e bebidas, visite o blog da SIG.
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Fonte: Assessoria