Geral

Vice-prefeito abre 1ª edição do Hack Massa: Maceió contra o câncer

16/08/2025
Vice-prefeito abre 1ª edição do Hack Massa: Maceió contra o câncer
Fotos: Evento acontece até o próximo domingo (17), no Maceió Shopping | Felipe Sóstenes\Ascom GVP

Luciano Milano

"Política pública é apresentar soluções aos problemas reais das pessoas". Com essa afirmação, o vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, abriu a 1ª edição do Hack Massa: Maceió contra o câncer - inovação pela vida, na noite dessa sexta-feira (15), no Maceió Shopping, em Mangabeiras.

A iniciativa é da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas (Sedigi), em parceria com o Maceió Digital, Hospital de Amor de Barretos, Harena de Inovação e do próprio Maceió Shopping.

O objetivo do Hack Massa é criar soluções tecnológicas inovadoras, voltadas à prevenção do câncer, com impacto social, criatividade e viabilidade de execução.

Com início nessa sexta, o evento será realizado até o próximo domingo (17), com a participação de 10 equipes multidisciplinares (universitários, desenvolvedores, designers, empreendedores e pesquisadores) que, ao longo dos três dias, buscarão soluções para a prevenção da doença em Maceió.

O Hack Massa vai entregar R$ 20 mil em prêmios, que serão distribuídos entre as primeiras melhores iniciativas.

Mais que presença institucional, Rodrigo Cunha está diretamente ligado ao projeto porque foi viabilizado com recursos destinados por ele, ainda como senador, em Brasília.

"O Hack Massa é um sonho que saiu do papel graças à parceria de grandes instituições, como o Hospital de Amor e a Maceió Digital, e ao trabalho que fizemos em Brasília, para garantir os recursos necessários. Já vimos o impacto dessas parcerias na prática: a Santa Casa de Maceió, com equipamentos modernos, encurtando o tempo de tratamento de crianças com câncer; o Hospital de Amor, com mais de 56 mil atendimentos que garantem diagnóstico precoce e tratamento humanizado. Agora, com esta maratona de ideias, abraçada pelo prefeito JHC, estamos dando mais um passo: unindo mentes criativas para pensar soluções que previnam, detectem e tratem o câncer de forma cada vez mais eficiente", declarou Cunha.

Na abertura do Hack Massa, o vice-prefeito esteve acompanhado pelo vereador por Maceió, David Empregos, o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, e a subsecretária da Sedigi, Laura Mesquita.