Geral

Treinamento aborda uso do SEEU para servidores do Judiciário alagoano

16/08/2025
Treinamento aborda uso do SEEU para servidores do Judiciário alagoano
Fotos: Em Arapiraca, a formação aconteceu nesta quinta (14) na Faculdade Cesmac do Agreste | Filipe Norberto - Ascom/Esmal

Servidores do Poder Judiciário de Alagoas participam, nesta sexta-feira (15), de uma capacitação focada nas funcionalidades do Sistema de Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), realizada na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

A capacitação é ministrada pelo servidor Juan Gabriel Albuquerque, da 16ª Vara Criminal da Capital. Ele considera que o aperfeiçoamento no uso do SEEU oferece segurança no manuseio da ferramenta e contribui para a eficiência da prestação jurisdicional.

“Trabalhar o sistema é fundamental para que a pessoa privada de liberdade tenha seus benefícios concedidos de forma mais célere. Capacitar os servidores vai permitir que os procedimentos dentro das unidades criminais que utilizam o SEEU, fiquem mais céleres e otimizados”, pontuou.

Juan comentou que a organização possibilitada pelo sistema pode fazer com que a unidade seja pontuada tanto em indicadores de desempenho internos quanto externos.

“Além disso, o controle proporcionado pelo SEEU também vai oportunizar que a unidade cumpra com as metas tanto previstas no Prêmio CNJ de qualidade, como também previstas no Juízo Proativo”, reforçou.


Na quinta-feira (14), a mesma capacitação foi oferecida aos servidores do interior do estado, na Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca. Foto: Cortesia

Durante a formação, os participantes acompanharam todas as etapas, desde o trabalho nas mesas de assessores e analistas até a implantação de processos, alimentação de incidentes e eventos e cadastramento de execuções criminais no sistema.

Carolina Mascarenhas, que também é assessora na 16ª Vara Criminal, ressaltou que esta é uma oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre o SEEU, que ela já utiliza há um ano e já integra seu cotidiano na unidade.

“No meu caso, especificamente, hoje vim para aprofundar meus conhecimentos sobre a mesa do analista. Foi muito interessante perceber que, no primeiro momento, muitas pessoas ainda não tinham habilidade com o sistema. Aos poucos, foram aprendendo a utilizar as funções, a fazer o cadastro e a abrir as principais abas. Está sendo um aprendizado muito proveitoso”, afirmou.

Ascom Esmal