Geral
CGE/AL debate em congresso avanços e desafios do controle externo no Brasil

Heitor Teles
A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE/AL) participou, entre os dias 12 e 15 de agosto, da 8ª edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon). O evento ocorreu no Centro de Convenções de Maceió.
Com o tema “Controle Externo Constitucional, Simetria e Inteligência Institucional na Era Digital”, o congresso ofereceu uma programação intensa e atualizada, abordando os principais desafios e oportunidades que os Tribunais de Contas e instituições de controle enfrentam na era da transformação digital.
Para a controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, a conferência reforça a importância da atuação estratégica e cooperativa das controladorias e, por isso, representa um espaço essencial para a CGE/AL, que busca constante modernização e aprimoramento de suas práticas.

“O Conacon é um espaço de excelência para o debate técnico e estratégico sobre o papel das instituições de controle no Brasil. É essencial que a CGE/AL participe ativamente dessas discussões para fortalecer sua atuação, alinhando-se às boas práticas nacionais e às inovações que vêm sendo implementadas em outros órgãos”, destacou
O congresso
Organizado pela Associação Nacional de Auditores de Controle Externo (ANTC), o Conacon é o mais importante fórum nacional voltado ao aperfeiçoamento do controle externo, reunindo especialistas, servidores públicos, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

A programação desta edição incluiu painéis, palestras e oficinas sobre temas como inteligência artificial generativa, avaliação de políticas públicas, uso de dados em auditorias, reforma tributária, controle de contratações públicas.