Geral
Dia da Cultura Popular é comemorado na Diteal com programação gratuita

No dia 22 de agosto, Dia da Cultura Popular e também Dia do Folclore, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) comemora a segunda edição do Cultura Popular. Com entrada gratuita e livre, a programação, que acontecerá na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, das 14h às 17h, traz ao público apresentações de folguedos alagoanos.
Com coco de roda, guerreiro, baianas, marisqueiras e pastoril, a celebração acolhe diversos grupos culturais, muitos já utilizando os equipamentos culturais da Diteal para a realização de ensaios e outros eventos artísticos.
Com o Mestre Zé Maria, que traz o vigor e vibrações do coco de roda, o grupo Barreiro das Alagoas se apresenta trazendo a sua jornada de atuação em escolas públicas e periferias de Maceió.
Já Mestra Vânia traz o movimento litorâneo das Marisqueiras da Peneira, que celebra na dança a cadeia produtiva das dipinicadeiras de sururu da Lagoa Mundaú por meio da arte.
O professor Régis Curió apresenta a ancestralidade das baianas da Cia Cultural Flor Q’Se Cheire, grupo que se dedica a celebrar as manifestações culturais alagoanas através das danças, folguedos e inúmeros outros elementos.
O Mestre Elvis traz a beleza e a alegria do pastoril com o Coletivo Nossa Gente Alagoana, mostrando a experiência de seus mais de 20 anos de experiência. Por último, mas não menos importante, o Mestre Peitika, filho do saudoso Mestre Benon, traz a tradicionalidade e a memória do guerreiro com o grupo Treme Terra Alagoano, uma verdadeira imersão no folclore popular de Alagoas.
Tendo o dia 22 como um dia de extrema importância para a memória das tradições artísticas, Nidiane Oliveira, gerente artístico e cultural da Diteal, relembra a atuação da instituição na cultura local.
“A Diteal, todos os anos, traz nesse dia os nossos parceiros que ensaiam em nossas salas, na nossa sala de dança e estão conosco durante todo o período. É um dia para celebrar essa parceria e também para comemorar o dia desses artistas e também de nossos mestres, que são os condutores de toda essa galera, toda essa turma que valoriza e fortalece a nossa arte e a nossa cultura local”, diz Nidiane.
Para Sam Menezes, diretor e presidente da Diteal, a cultura popular é um reflexo vivo que se tem das tradições, das festas, dos costumes de um povo, se manifestando por meio da música, do folclore, dos artesanatos, das lendas que contamos.
“Tudo que nos conecta com as nossas raízes. Na realidade, a cultura popular é a alma da identidade. Ela transita de geração para geração. E é importante que isso aconteça porque ela se torna viva quando essa transmissão acontece. Viva a cultura popular. Viva o povo brasileiro que valoriza”, comemora Sam.
.png)
Serviço:
O quê: Dia da Cultura Popular na Diteal
Onde: Sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro
Quando: Dia 22 de agosto às 14h
Quanto: Entrada gratuita e livre
Ascom Diteal