Geral

Gerência Estadual do Proerd promove ações de prevenção em escolas do interior alagoano

15/08/2025
Gerência Estadual do Proerd promove ações de prevenção em escolas do interior alagoano
Fotos: Mais de cinco mil alunos dos ensinos fundamental e médio e EJA participaram das atividades | Ascom SSP/AL

Roberison Xavier 

As equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, tiveram uma semana recheada de ações preventivas em escolas do interior alagoano. Entre os dias 11 e 15 deste mês, sob coordenação da Gerência Estadual do programa, que é ligada à Secretaria da Segurança Pública, os militares promoveram conferências e visitas em cinco cidades.

Nas conferências, os policiais deram orientações sobre as consequências do uso de drogas e também sobre a violência, além de cuidados e respeito à pessoa idosa. Mais de cinco mil alunos dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram das atividades, que contaram também com o apoio do 7º Batalhão da PM.


De acordo com a gerente estadual do Proerd, coronel Valdenize Ferreira, o trabalho tem sido fundamental para colaborar com o enfrentamento à violência. Ela reforça que o conhecimento repassado durante as ações são levados para toda a vida.

“Essas atividades preventivas junto às escolas são muito importantes, pois estamos disseminando saber para essas crianças e jovens. E eles são multiplicadores, conversam entre si na sala de aula, quando chegam em casa dividem as informações com os familiares. Com isso, vamos ampliando o trabalho de combate às drogas e, consequentemente, ajudando a reduzir à criminalidade”, afirmou ela.

As escolas atendidas nesta etapa estão localizadas nos municípios de São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar e São José da Tapera.

Formaturas


As atividades do Proerd nas escolas que aderem ao programa são contínuas, e cada ciclo é concluído com uma formatura. Nessa quinta-feira (14), houve a formatura de conclusão do curso do Proerd para alunos da Escola Estadual Maria Rosália Ambrózzio, localizada no bairro do Farol, em Maceió.

“São mais crianças que seguem lutando contra as drogas e aprendendo a dizer ‘Não!’. Nos últimos meses, os estudantes receberam instruções sobre o currículo do Proerd, com temáticas como as percepções e consequências do uso de álcool e drogas, estratégias de resistências para escolhas positivas e conscientes, além de conhecimentos que ajudam no combate ao bullying”, afirmou a coronel Valdenize, gerente estadual do Proerd.

Para a próxima semana estão previstas outras atividades preventivas em escolas da capital e do interior, entre elas, a formatura do Pelotão Mirim do 3º Batalhão da PM, em Arapiraca, no dia 20 de agosto.