Geral

Cosems-AL Pela Vida é um projeto pioneiro lançado nesta quinta em Porto de Pedras

14/08/2025
Cosems-AL Pela Vida é um projeto pioneiro lançado nesta quinta em Porto de Pedras

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, lançou nesta quinta (14), em Porto de Pedras, o projeto pioneiro do Estado intitulado Cosems-AL pela Vida, que tem o intuito de qualificar ainda mais os gestores e técnicos municipais da 2ª Região de Saúde (RS), no tocante às ações e estratégias de prevenção ao HIV.

De acordo com Rodrigo - que levou toda a equipe técnica do Conselho - o objetivo é percorrer as 10 Regiões de Saúde e abranger, com a capacitação sobre o assunto, os 102 municípios alagoanos. "Iniciamos nessa RS porque ela aglomera cidades turísticas e nossa ideia é levar capacitação e prevenção junto à idealizadora do projeto, a enfermeira infectologista, Aruska Magalhães, que atua na Secretaria de Saúde de Arapiraca", afirmou Rodrigo, destacando a relevante parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

"Aderimos à ideia desse projeto por entendermos que a bandeira da autora é de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis; gravidez na adolescência e o uso do preservativo e do anticoncepcional", destacou, Rodrigo, acrescentando que o papel do Cosems-AL é incentivar cada vez mais a qualificação dos gestores e técnicos municipais de saúde. " Acreditamos no projeto que acolhe o cidadão, transforma e salva vidas e o Cosems-AL não mede esforços para se fazer presente em propostas como essa", reforçou.

A doutoranda Aruska disse que o projeto nasceu do estudo de doutorado e que se trata de pesquisas voltadas às questões do HIV. "Uma dessas propostas chegou ao Cosems-AL e foi acolhida de forma brilhante pelo presidente Rodrigo que resolveu levá-lo as 10 RS. A proposta é levar ações de fortalecimento da educação em saúde - com foco na prevenção do HIV - e fazer com que os técnicos e profissionais de saúde se sintam estimulados e capacitados para desenvolver todas as ações de prevenção", salientou.

Aruska afirmou que teve como base a mandala de prevenção do Ministério da Saúde. "Vamos trabalhar nas capacitações os nove eixos da mandala, que se chamam prevenção combinada para incentivar a prevenção do HIV em Alagoas". O projeto inovador, na opinião dela, visa sobretudo que a população receba as orientações e cuidados na prevenção do HIV. "O projeto vai além da qualificação clínica dos profissionais, mas se trata de uma visão humanitária, levando à população a oportunidade de ter uma prevenção muito mais qualificada. 

O prefeito de Porto de Pedras, Alan de Jesus, comemorou o fato de o município ser o primeiro dos polos do Estado e pela cidade ter recebido profissionais de vários municípios, uma vez que têm noção da importância do projeto. "Prevenir é nossa responsabilidade e estamos dispostos a fazer o melhor sempre pelo povo da nossa região", disse o prefeito. O secretário de Saúde Franklin Pedrosa considerou relevante o projeto ter tido como ponto de partida aquele município, pela população flutuante devido ao turismo.

Ascom Cosems/AL