Geral
Fora do eixo: festival gratuito reforça nova rota da música e das artes no país

Um festival gratuito, fora do eixo Rio–São Paulo, vem conquistando espaço no calendário cultural brasileiro e se firmando como vitrine de diversidade artística e potência criativa. O Festival Movimento Cidade, agora em sua sétima edição, rompe fronteiras simbólicas ao colocar artistas da periferia no mesmo palco que grandes nomes da música nacional. É arte que ocupa, provoca, celebra e, de quebra, movimenta a economia criativa, gera renda e fortalece identidades.
Durante dois dias, no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES), o público poderá assistir, de graça, a apresentações de Pabllo Vittar, BaianaSystem, Duquesa, Os Garotin e muitos outros — entre eles, talentos locais como a cantora de MPB capixaba Ada Koffi e a Banda de Congo de Roda D’Água.
O festival vai além da música. Entre as atrações, estão mostras audiovisuais na maior tela de cinema ao ar livre do Espírito Santo, batalhas de dança e rima, graffiti ao vivo, cortejos de congo, folia de reis, caxambu e boi pintadinho, além de DJs, intervenções artísticas e experiências imersivas.
Pensado para todos os públicos, o evento também reserva espaço para as crianças. O Pequeno MC transforma o Parque Cultural Casa do Governador, também em Vila Velha, em um território de imaginação, com oficinas, teatro, cinema e atividades ao ar livre nos dias 16 e 17.
Mobilização
Realizado com recursos de leis de incentivo à Cultura Federal e estadual desde 2018, e já tendo captado mais de 20 milhões de reais com apoio de empresas como Petrobras, Vale, Nubank e ArcelorMittal, o Festival Movimento Cidade impulsiona toda a cadeia criativa e turística da Grande Vitória. Em 2024, o evento atraiu mais de 100 mil pessoas e mobilizou cerca de 800 profissionais — entre artistas, técnicos, comunicadores e fornecedores —, aquecendo setores como turismo, gastronomia e serviços.
“Cultura é desenvolvimento. Estamos falando de artes integradas de forma acessível, de circulação de renda, valorização do território, inovação social e protagonismo local”, afirma Léo Alves, fundador do Movimento Cidade.
Não por acaso, o estado — o menor do Sudeste em tamanho e visibilidade — vem se destacando nacionalmente na captação de recursos via Lei Rouanet. Só em 2024, foram 96 projetos aprovados, totalizando R$ 52,2 milhões destinados ao financiamento de iniciativas culturais, confirmando a força e a vitalidade do setor.
+MC com Caetano Veloso
Na sequência do Festival Movimento Cidade, será realizado no domingo (17) o +MC, um evento inédito com ingressos à venda, também no Parque da Prainha, e com a presença de Caetano Veloso sob um palco histórico: aos pés do Convento da Penha.
O evento contará ainda com Marina Sena, Yago Oproprio e atrações capixabas como o grupo O Quarto de Som e bandas de congo, como o Ticumbí de Itaúnas, entre outros artistas.
A programação completa está disponível no instagram @movimento.cidade.
Sobre o Movimento Cidade
O Movimento Cidade é um movimento de cultura urbana, nascido no Espírito Santo. Criado em 2018, por Léo Alves e tendo Luísa Costa como sócia tem como lema o selo “cidade são pessoas”. O MC se considera uma empresa-projeto, atuando na articulação com movimentos sociais, artísticos e culturais.
Serviço
Festival Movimento Cidade
15 e 16 de agosto – Entrada gratuita
Parque da Prainha, Vila Velha (ES)
Abertura: dia 15, às 17h | dia 16, às 14h
NAV – After oficial
15 e 16 de agosto – Ingressos: link
Quadra da MUG, Vila Velha (ES)
A partir das 23h
+MC
17 de agosto – Ingressos: link
Parque da Prainha, Vila Velha (ES)
A partir das 14h
Fonte: Assessoria