Geral
Instituto Brasil Solidário transforma a educação financeira em realidade para as escolas públicas de Alagoas

O Instituto Brasil Solidário (IBS), referência em projetos educacionais de impacto social, desembarca em Alagoas com uma missão transformadora: levar educação financeira a toda a rede estadual de ensino. O programa “Jogar e Aprender”, que já beneficia mais de 1,8 milhão de estudantes em todo o Brasil, capacitará professores e alunos de maneira gratuita com metodologias práticas para o planejamento financeiro, consumo consciente e empreendedorismo.
O evento de lançamento aconteceu na cidade de Marechal Deodoro, ao lado da chegada do Rally dos Sertões 2025, e é um marco para o projeto, sendo o primeiro passo para avançar nas ações em nível estadual. A proposta visa alcançar 100% da rede estadual de ensino, com impacto previsto para a chegada em todos os 102 municípios alagoanos, atendendo os 172.613 alunos da rede pública estadual. Atualmente, o projeto já chegou em sete municípios de Alagoas, e segue expandindo como referência em inovação e impacto social, atendendo 1,8 milhão de estudantes da rede pública nos 26 Estados e no Distrito Federal.
“Queremos que os jovens alagoanos tenham ferramentas para tomar decisões financeiras assertivas, reduzindo desigualdades e abrindo portas para novas oportunidades. São vários esforços conjunto para solucionar problemas como a falta de planejamento financeiro das famílias e temos orgulho de, ao lado do Governo do Estado e Sertões, chegar agora a um estado inteiro com nossa metodologia.”, destaca Luís Salvatore, presidente do IBS. Com adesão gratuita, o programa realiza a formação de educadores multiplicadores, que farão a transferência do conhecimento aos alunos envolvidos.
Atualmente, o Brasil tem 78 milhões de pessoas inadimplentes e negativadas, segundo o Serasa, o que representa o maior número de pessoas com dívidas atrasadas em um único mês na história do país. Este recorde foi registrado em junho, com um aumento de 1,04% em relação a maio. A principal causa apontada para essa realidade é o analfabetismo financeiro. O IBS, por meio do programa “Jogar e Aprender”, criou em 2017 uma solução eficaz, escalável e de baixo custo, que promove o letramento matemático e a alfabetização por meio de jogos de tabuleiro e cartas, e extrapola o aprendizado dos alunos para toda a escola, suas famílias e comunidades, promovendo uma mudança coletiva. Com propósito e alinhamento pedagógico que inclui planos de aula e dinamização do processo de ensino-aprendizagem dentro e fora das salas de aula, o programa ainda possibilita o apoio à defasagem escolar e propósitos de alfabetização na idade certa, principalmente em matemática e língua portuguesa.
Com uma abordagem "mão na massa", a iniciativa vai além da teoria, formando não apenas poupadores, mas cidadãos críticos e empreendedores. “Não estamos falando apenas de números, mas de autonomia. Queremos que esses jovens saibam fazer escolhas – desde o uso da mesada, do seu "Pé de Meia" e até o primeiro negócio. Alagoas representa um marco para nós, é o primeiro Estado onde vamos trabalhar o programa na totalidade das escolas públicas do estado, isso é maravilhoso!”, finaliza Salvatore.
O evento de lançamento contou com participação de estudantes, docentes, diretores, coordenadores e demais facilitadores escolares da rede pública estadual, inscritos anteriormente, e aconteceu na Escola Estadual Deodoro da Fonseca, no dia 1 de agosto e próximo a chegada da 33ª edição do Sertões 2025.
Sobre o Instituto Brasil Solidário (IBS)
O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público), que tem como missão a valorização do ser humano por meio de projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Com 25 anos de atuação, o Instituto se consolidou como uma referência em impacto social no Brasil e na América Latina, promovendo ações que transformam realidades por meio da educação.
Presente nos 26 Estados brasileiros, o IBS desenvolve suas atividades em escolas públicas, integrando diversas áreas da educação complementar, como incentivo à leitura, arte e cultura, educação ambiental, educação financeira, saúde, educomunicação, cidadania e empreendedorismo. Entre os projetos de destaque estão o Jogar e Aprender e os jogos da família PIC$, que reforçam o compromisso da instituição com metodologias lúdicas e inclusivas.
Os números que marcam a trajetória do Instituto evidenciam sua abrangência e impacto: mais de 1,8 milhão de alunos já foram beneficiados diretamente, 671 municípios receberam ações do IBS, mais de 1 milhão de livros foram distribuídos para alunos e bibliotecas escolares, e mais de 270 bibliotecas foram ampliadas, reformadas ou construídas. A atuação histórica do Instituto se dá, especialmente, em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), promovendo uma articulação produtiva entre o setor privado, o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de transformar a educação e fortalecer comunidades em todo o território nacional e além de suas fronteiras.
Reunindo parceiros da iniciativa privada e com alinhamento à diversos programas de governo e políticas públicas, toda a iniciativa que também chega a países da América Latina vira um filme em 2025, e conta com financiamento da potente Aliança pela Educação, idealizada pelo IBS e formada por instituições como o Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra - Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados.
Fonte: Assessoria