Geral
SMS elabora cartilha sobre Intoxicações Exógenas para profissionais de saúde

Wilson Smith
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTVDATNT), elaborou uma cartilha informativa sobre Intoxicações Exógenas. O material é voltado para os profissionais de saúde, considerando que as intoxicações exógenas, que são efeitos nocivos causados no organismo pela exposição de substâncias químicas, são agravos de notificação compulsória.
A cartilha foi produzida pelas técnicas da Vigilância Epidemiológica Maria Amália Lima e Sueli Omena Costa, da Diretoria de Vigilância em Saúde, com colaboração da residente Maria Eduarda Macário da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).
Maria Amália Lima, técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, destacou o objetivo central da produção do material. “Nosso objetivo é contribuir para aprimorar o processo de trabalho dos profissionais de saúde, da rede pública e privada, na implementação das ações de vigilância epidemiológica das intoxicações exógenas por substâncias químicas no município de Maceió”, destacou.
A cartilha reúne orientações importantes para atuação diante de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação. Entre os temas abordados estão agentes tóxicos, tipos de intoxicação, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento, perfil epidemiológico em Maceió, medidas de prevenção, entre outros.
Para os profissionais da saúde, um dos principais pontos apresentados é a obrigatoriedade da notificação e investigação dos casos, sejam suspeitos ou confirmados. As informações geradas a partir dessas notificações são fundamentais para subsidiar a gestão da saúde no planejamento de ações estratégicas voltadas ao controle e à prevenção das intoxicações exógenas em Maceió.
O material já está disponível e pode ser utilizado como referência técnica por profissionais da rede pública e privada.
Baixe a cartilha aqui