Geral
Circuito de Feiras da Agricultura Familiar movimenta Marechal Deodoro

Livia Leão e Tatiane Bastos
A etapa de Marechal Deodoro do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi realizada com grande sucesso nesta quinta-feira (7), reunindo dezenas de produtores e cooperativas de diversas regiões do estado. A iniciativa agora parte para a etapa que será realizada no Alto Sertão alagoano na próxima quinta-feira, 14 de agosto, prometendo movimentar o calçadão do centro de Delmiro Gouveia.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), com apoio da Unicafes Alagoas, o circuito regional de feiras tem papel importante de apresentar o potencial produtivo das cooperativas, associações e empreendimentos individuais da agricultura familiar e economia solidária.
“Buscar trazer de volta o primeiro lugar para a agricultura familiar é uma missão que o governador Paulo Dantas abraçou. A criação da Secretaria Executiva do Cooperativismo, na Sedics, e da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, na Seagri, mostra esse compromisso. A gente não quer só que os agricultores trabalhem para ter comida na mesa, queremos gerar renda para os produtores, para o município, e que tenham qualidade de vida. Estamos aqui para isso: fomentar o empreendedorismo e transformar a realidade das famílias que antes viviam apenas da subsistência”, declarou a gestora da Seagri durante a etapa realizada em Marechal Deodoro.
Para a secretária Alice Beltrão, a feira representa uma política pública que vai além da exposição de produtos.
“A agricultura familiar e a economia solidária são motores da inclusão produtiva no nosso estado. Este circuito tem demonstrado, em cada município que passa, que o Governo de Alagoas está comprometido com políticas que geram renda, movimentam a economia local e fortalecem o cooperativismo em nosso estado”, destacou.
Etapa Metropolitana
O município de Marechal Deodoro foi o 3º a receber o Circuito Regional de Feiras, representando a Região Metropolitana. A feira reuniu mais de 30 estandes com alimentos frescos, produtos da agricultura familiar e da economia solidária, além de apresentações culturais, rodas de conversa e ações de incentivo ao empreendedorismo.
Entre os expositores, o apicultor Waldo França, de Marechal Deodoro, compartilhou a importância da feira para a valorização da produção local.
“Essa feira para a gente é muito importante porque, por incrível que pareça, o mais difícil não é a produção, mas sim a comercialização. Como a gente não tem muito acesso, os atravessadores acabam ficando com o nosso lucro. Com esse apoio, a gente consegue escoar nossos produtos, fazer contatos, conversar com as pessoas e descobrir novas oportunidades”, afirmou.
Produtor de mel orgânico, geleia real, pólen e hortaliças, Waldo celebrou o contato direto com o público e a oportunidade de expandir sua rede de comercialização.
“A gente começou com a apicultura há cerca de dez anos, quando descobrimos o quanto as abelhas são importantes para a natureza e a saúde. Hoje, além de mel, cultivamos banana, macaxeira, inhame e outros produtos orgânicos na nossa roça aqui em Marechal”.
Em Delmiro Gouveia, o evento acontecerá em frente ao calçadão da Av. Presidente Castelo Branco, no Centro da cidade, com início às 8h. A programação é gratuita e aberta ao público, reunindo produtores e produtoras rurais, cooperativas, associações e empreendedores individuais da região e do estado, além de parceiros institucionais.