Geral

Curso gratuito de Trilha Sonora para Cinema acontece no Complexo Cultural Teatro Deodoro

08/08/2025
Curso gratuito de Trilha Sonora para Cinema acontece no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Fotos: Músicos e profissionais do audiovisual têm nova chance de aperfeiçoar suas habilidades em trilhas sonoras no Complexo Cultural Teatro Deodoro | Divulgação

Daniel Borges

O maestro Luiz Martins, da Orquestra Filarmônica de Alagoas, promove em agosto o Curso de Trilha Sonora para Cinema, uma formação intensiva voltada para estudantes de música, músicos profissionais, compositores e profissionais do audiovisual que desejam aprofundar seus conhecimentos na arte da trilha sonora.

O curso acontecerá em cinco encontros presenciais, nos dias 9, 16, 23, 30 e 31 de agosto, das 8h às 12h, na Sala da Orquestra, anexo ao Complexo Cultural Teatro Deodoro. Além das aulas presenciais, os participantes contarão com material didático e acompanhamento individual online, totalizando 70 horas de conteúdo prático e teórico.

Durante a formação, os alunos aprenderão desde os fundamentos básicos da composição para cinema até técnicas de sincronização entre áudio e imagem, explorando o poder da música para intensificar a narrativa e as emoções de um filme. O curso culminará em um projeto final, quando cada participante criará uma trilha sonora para uma cena de filme em parceria com uma produção local. Ao final, os alunos receberão certificado de participação.

O projeto é realizado com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

“Investir na formação artística é fundamental para fortalecer a cadeia cultural de Alagoas e ampliar as oportunidades para nossos músicos e profissionais do audiovisual. O Curso de Trilha Sonora para Cinema, com a excelência do maestro Luiz Martins, traz um conteúdo rico e alinhado às necessidades do mercado atual, contribuindo para o desenvolvimento de uma produção cultural mais criativa e conectada com as demandas do cinema nacional e regional”, afirma a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

As inscrições estão abertas pelo link https://forms.gle/o9aijcMLLeXd3RzS8.