Geral

Policiais militares de Alagoas concluem curso operacional em Sergipe

07/08/2025
Policiais militares de Alagoas concluem curso operacional em Sergipe
Fotos: Alagoas esteve bem representada na 3ª edição do Curso de Operações Táticas em Áreas Rurais | Ascom PMSE

Dois policiais militares de Alagoas concluíram a 3ª edição do Curso de Operações Táticas em Áreas Rurais (Cotar), realizado pela Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Sob o lema: “O desafio não é para todos – apenas para os fortes de mente, corpo e espírito”, o curso é promovido pelo Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI/PMSE).

Reconhecido como um dos mais exigentes da corporação, o treinamento se destaca pela intensa exigência física, emocional e mental.

O cabo Victor Moura, lotado no 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em União dos Palmares, e o soldado John Rocha, da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), enfrentaram e superaram o árduo desafio. Esta é a primeira vez que Alagoas envia representantes para o curso.

Para o cabo Victor, representar a PM alagoana foi muito importante. “A responsabilidade aumentou ainda mais ao saber que éramos os pioneiros. A busca por conhecimento não tem fronteiras para o combatente. Vamos até onde temos de ir e carregamos a honra de sermos PM, afinal, como diz a canção, ‘somos soldados leais da Terra dos Marechais’”, disse, com orgulho.

A solenidade de conclusão foi realizada na última segunda-feira (4), durante as comemorações do 16º aniversário do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (Bpati), no município de Boquim, no estado vizinho. O evento contou com a presença do comandante-geral da (PMSE), coronel Alexsandro Ribeiro.

Carcará

Durante 15 dias ininterruptos, os participantes foram submetidos a uma intensa carga de 286 horas de instruções, distribuídas entre atividades teóricas e práticas. Quem completa a etapa, tem o direito de receber aquele que é o símbolo maior da conquista: o Carcará, insígnia dos guerreiros táticos do sertão.

Os treinamentos foram voltados à atuação em ambientes rurais, com foco em técnicas de combate, sobrevivência, atendimento pré-hospitalar, entre outras habilidades essenciais à operação em áreas não urbanizadas.

Ascom PMAL