Geral
Saúde homenageia doadoras de leite humano

Ana Cecília da Silva
A manhã desta quinta-feira (7) foi marcada por uma homenagem às mães doadoras de leite humano dos postos de coleta da URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e USF José Araújo (Jacintinho). A iniciativa faz parte da abertura da campanha Agosto Dourado, mês que intensifica as ações de promoção, proteção e incentivo à amamentação.
A cerimônia ocorreu no auditório do Hospital da Cidade, na Gruta, e reuniu representantes de áreas técnicas da SMS, profissionais dos postos de coleta e mães doadoras.
Segundo Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária da SMS, amamentar significa alimentar a esperança. “Agradecemos a cada uma das mães que estão aqui e que doam leite para os nossos postos de coleta, pois esse gesto ajuda a salvar muitas vidas. Vocês representam a força da solidariedade”, destaca.
Marglene Oliveira, coordenadora técnica do programa de Saúde da Criança, agradeceu a todos os profissionais e doadoras que fazem os postos de coleta de leite humano funcionarem. “Graças a cada um de vocês. Sei que não é fácil ser doadora, reservar esse tempo para coletar o leite, mas podem ter certeza que esse gesto tem salvado muitas vidas”, reconhece.

Abertura da campanha Agosto Dourado homenageia doadoras de leite humano. Foto: Ascom SMS
Juliana Tereza é uma das doadoras do posto de coleta da URS Hamilton Falcão. Ela destaca que mesmo em meio a todas as dificuldades, sente-se realizada em poder praticar esse gesto. “Quando eu tive minha filha, eu ainda estava na faculdade e sempre busquei a amamentação exclusiva. E mesmo em meio à correria, eu ainda achava um tempo para doar o leite, porque sei o quanto é importante e o quanto ele ajuda a tantas crianças a se desenvolverem de forma mais saudável”, comenta.
A cerimônia de abertura também contou com a presença de Suzângela Mendonça, coordenadora técnica de Saúde da Mulher; Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde; Valdenia Nogueira, responsável técnica pelo posto de coleta da URS Hamilton Falcão e Joyce Andrade, responsável técnica pelo posto de coleta da USF José Araújo.
Ao final das falas, foram homenageadas 10 doadoras, que receberam um troféu e um presente em reconhecimento a gestos solidários e humanos.
Sobre a campanha
Com o tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistema de Apoio Sustentáveis”, a iniciativa destaca a importância de priorizar o aleitamento por meio da construção de sistemas de apoio robustos e sustentáveis.
As atividades da campanha têm o objetivo de informar as pessoas sobre seu papel na criação de ambientes sustentáveis para o aleitamento, estabelecer o apoio contínuo ao aleitamento como componente vital para a criação de um ambiente sustentável, engajar indivíduos e organizações para aprimorar a colaboração e o suporte ao aleitamento e mobilizar ações para conectar sistemas de apoio ao aleitamento.