Geral

Alagoas sedia pela primeira vez Conferência Livre das Mulheres com Deficiência

07/08/2025
Alagoas sedia pela primeira vez Conferência Livre das Mulheres com Deficiência
Fotos: Evento vai discutir as barreiras enfrentadas pelo público alvo da ação nas diversas áreas sociais | Thiago Sampaio

Marcelo Alves 

Pela primeira vez, Alagoas receberá a Conferência Livre das Mulheres com Deficiência. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), e visa discutir as barreiras enfrentadas pelo público alvo da ação nas diversas áreas sociais. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (11), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió, das 8h às 17h.

A conferência será abordada em quatro eixos. O primeiro discutirá a garantia de políticas interseccionais em áreas sociais. Na sequência, haverá o debate sobre mecanismos permanentes de escuta e consulta. No terceiro, serão tratados sobre os equipamentos de combate à violência. Por fim, entra em discussão os impactos negativos na saúde mental provocados por desafios enfrentados, como a falta de acessibilidade e discriminação.

Além da discussão de políticas públicas inclusivas, a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, explica que a conferência livre também é um espaço fundamental para promoção do protagonismo das mulheres com deficiência do estado.

“A conferência livre será um instrumento essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, tendo as mulheres com deficiência, como protagonistas”, disse.

Para confirmar o compromisso com a política de inclusão social, as cerimonialistas serão duas mulheres com deficiência, que são as assessoras técnicas da Secdef, Ana Cláudia e Caroline Ferreira. Além delas, as palestras também serão proferidas por mulheres com deficiência.

“O objetivo é assegurar a representatividade e a diversidade, reafirmando a plena participação das mulheres com deficiência”, avalia Tereza Nelma.

A conferência livre terá como tema ‘Vozes Inclusivas: Democracia e Igualdade para Mulheres com Deficiência’. Essa ação é uma iniciativa da Associação das Mulheres com Deficiência do Estado Alagoas (Amdeal).