Geral
Videomonitoramento flagra caso de violência doméstica em Palmeira

Em pleno Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento à violência contra a mulher, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Palmeira dos Índios flagrou, por meio do sistema de videomonitoramento, um homem que agredia a companheira. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (7).
Segundo o comandante da GCM José Adriano Dantas, a equipe realizava patrulhamento de rotina no Centro da cidade quando foi acionada. “Fomos informados, através das câmeras de videomonitoramento, que uma mulher estava sendo agredida nas imediações do semáforo, próximo ao Mercado Bela Vida. Ao chegarmos ao local, o casal já havia saído. Iniciamos buscas e os encontramos em frente à residência do agressor”, relatou o comandante.
A vítima foi levada à UPA, onde recebeu atendimento médico. Em seguida, foi conduzida ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) para os procedimentos legais.“O agressor foi detido e está à disposição da Justiça, aguardando a audiência de custódia. A Guarda Civil está disponível 24 horas por dia. Qualquer situação, a população pode nos acionar”, completou Dantas.
A prefeitura reforça a importância do videomonitoramento, uma ferramenta que tem auxiliado o trabalho das forças de segurança do município. Mas a denúncia, por parte das vítimas, é o que leva à efetivação das medidas de segurança. “É lamentável que um homem tenha de usar a força física para descontar a raiva na sua companheira. Não toleramos isso e pedimos às mulheres que denunciem. Vocês não estão sozinhas”, disse a prefeita Tia Júlia.
Palmeira dos Índios conta com diversos serviços de apoio, como:
Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal;
Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam), que oferece assistência psicológica, social e jurídica, além de suporte para pedido de medidas protetivas;
Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar;
Disque-Denúncia 180, que pode ser feito de forma anônima.
Ascom Palmeira dos Índios