Geral
Modernização e transparência: Equatorial reúne mais de 100 representantes de empresas de telecom e provedores de internet de Alagoas durante Worshop

Olhares atentos marcaram o Workshop promovido pela Equatorial Alagoas na manhã desta quarta-feira (06), que teve como público-alvo representantes de empresas dos segmentos de telecomunicações e provedoras de acesso à internet via cabo que atuam em todo o estado. O encontro, realizado no auditório da sede da Distribuidora em Maceió, com transmissão ao vivo, reuniu mais de 100 participantes, reforçando a importância do evento e o interesse do setor em se atualizar sobre o novo modelo de gestão da infraestrutura de postes.
Durante o evento, foi oficialmente apresentada a nova plataforma GEOS, que passa a ser de uso obrigatório pelas empresas, a partir de segunda-feira (11). A ferramenta consiste em um sistema colaborativo e digital, no qual as empresas terão acesso a diversos serviços, como: aprovação de projetos, notificação de irregularidades técnicas, controle de contratos e acompanhamento em tempo real dos protocolos das solicitações.
Cada empresa terá um acesso individual e personalizado, com perfis distintos conforme a função do usuário, garantindo maior responsabilidade e organização desde o primeiro login. O sistema ainda oferece um mapa georreferenciado, permitindo melhor visualização das áreas ocupadas. Além da transparência e comodidade, um dos grandes diferenciais da plataforma é a celeridade no retorno das análises e solicitações.
O presidente da Associação dos Provedores de Alagoas, Ângelo Rosa, parabenizou a Distribuidora pela realização do evento e ressaltou a relevância da parceria entre a entidade que representa o setor de provedores e a concessionária de energia.
“Estamos participando de um momento muito significativo para o nosso segmento. A aproximação com a Equatorial, aliada à criação de uma plataforma voltada à integração dos provedores de internet com a Distribuidora, representa uma conquista coletiva. Essa união fortalece não apenas o setor, mas também a organização e o desenvolvimento da nossa região. Colocamo-nos à disposição da Distribuidora para contribuir ativamente com esse processo e oferecer o apoio necessário”, ressaltou o representante da entidade.
Na ocasião, os participantes foram alertados sobre a necessidade de reforçar junto às suas equipes técnicas o cumprimento das normas de segurança e dos padrões técnicos exigidos. Foi destacada a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como os riscos associados à ocupação irregular ou clandestina da infraestrutura e os perigos provocados pelo desordenamento das redes. Em caso de descumprimento dos prazos para regularização, a Distribuidora poderá proceder com a remoção das estruturas, conforme cronograma previamente informado às empresas.
De acordo com Fábio Fonseca, consultor de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, o evento foi bastante produtivo e contou com um engajamento significativo por parte dos participantes.

“Tivemos uma participação atenta de todos, especialmente nos momentos em que abordamos os riscos do desordenamento e as consequências do uso indevido da infraestrutura. Foi um momento muito proveitoso para estreitarmos os laços com as empresas, apresentar as melhorias e deixar claro o compromisso do Grupo Equatorial com a organização, segurança e transparência nos processos”, destacou.
“A partir de agora, quando uma empresa for notificada por irregularidade, a correção e o envio de comprovação também deverão ser realizados exclusivamente pelo GEOS. A ausência de identificação nas plaquetas dos cabos, por exemplo, poderá resultar em desconexão e corte do cabo. Por isso, foi enfatizada a necessidade de identificação clara da empresa ocupante e correta associação ao contrato ativo, sob pena de a ocupação ser considerada irregular ou clandestina”, complementou o consultor.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas