Geral
Com mais de 2 mil alevinos doados, Estado impulsiona produção e combate a fome no campo

O Programa de Distribuição de Alevinos de Tilápia do Nilo já entregou 2,3 milhões de alevinos entre os anos de 2023 e julho de 2025. Uma das prioridades do Governo de Alagoas é a garantia de segurança alimentar e nutricional das famílias alagoanas.
O programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) atende, principalmente, agricultores familiares, comunidades quilombolas, assentamentos da reforma agrária em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa atua na promoção da produção e impulsiona a geração de renda nas áreas rurais, impactando diretamente na segurança alimentar.
A entrega de alevinos é uma peça-chave nesse conjunto de ações: garante o acesso a alimentos nutritivos, estimula a produção local e fortalece a economia nas comunidades rurais.
A ação integra as ações do Programa Alagoas Sem Fome, uma política articulada entre diferentes áreas do governo, voltada para o enfrentamento da insegurança alimentar nos municípios mais vulneráveis que busca o fortalecimento da proteção social no estado.
“Através de políticas públicas deste tipo, conseguimos dar o suporte às famílias do campo, ajudando o nosso estado a combater a vulnerabilidade social e a insegurança alimentar, principalmente em municípios de pequeno porte 1, com menos de 20 mil habitantes e a agricultura tem uma forte importância na geração de emprego e renda”, explica a secretária de Agricultura, Aline Rodrigues.
Fortalecimento da segurança alimentar
Segundo dados de acompanhamento, cada produtor produz por ano cerca de 475 kg de peixes, que servirá também para o consumo da família, garantindo um alimento de qualidade, rico em proteínas, vitaminas, entre outros nutrientes.
A entrega de alevinos é realizada na Estação de Piscicultura do Xingó, em Piranhas. Para fazer a solicitação, os interessados devem enviar um ofício para o e-mail: [email protected]. As informações são encaminhadas ao setor responsável, que avalia os critérios de público alvo e quantidade disponível. Após validação, a entrega é inserida no cronograma de entregas.
Após agendamento com a equipe responsável pelo programa, os beneficiários deverão ir até a Estação de Reprodução, em Piranhas, para receber seus alevinos.
Cada família beneficiada recebe cerca de 1.000 alevinos, podendo desenvolver sua produção para consumo próprio e comercialização do excedente.
Ascom Seagri