Geral
Fepesa realiza I Seminário PlanUrbi sobre planejamento urbano inteligente para municípios

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Alagoas (FEPESA) realiza no dia 13 de agosto, a partir das 14h, no auditório do CREA/AL, o I Seminário PlanUrbi – Planejamento Urbano Inteligente, com o objetivo de promover o diálogo técnico e interdisciplinar sobre os desafios e caminhos possíveis para a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.
Gratuito e aberto ao público e com certificação digital para os participantes, o evento é voltado a profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, direito, gestão pública e outras afins, além de representantes da sociedade civil interessados em discutir o futuro das cidades. A iniciativa é parte das ações do PlanUrbi, projeto coordenado pela FEPESA com foco na inovação da gestão urbana a partir de tecnologias, evidências técnicas e participação social. As vagas são limitadas e as inscrições estão disponíveis pelo portal planurbi.com.br ou pelo perfil do Instagram @Planurbi_.
Para o diretor-presidente da FEPESA e coordenador geral do PlanUrbi, Ricardo Wanderley, que fará a palestra de abertura, o seminário representa mais que um evento técnico: “É um espaço de troca e construção coletiva que contribui diretamente para a execução do próprio PlanUrbi. Acreditamos que pensar cidades inteligentes passa por escuta qualificada, rigor técnico e envolvimento social. Nossa missão é apoiar projetos que tornem isso possível.”
A programação do seminário vai reunir pesquisadores e especialistas de diversas áreas em torno de comunicações técnicas e debates, divididos em três blocos temáticos. A principal atração será a palestra de encerramento com o arquiteto e urbanista Dr. Mário Beznos, uma das maiores referências nacionais em planejamento regional e urbano, com mais de 50 anos de experiência na área.
O evento também conta com participações como a da arquiteta e urbanista Melissa Mota, coordenadora técnica do PlanUrbi, com uma exposição sobre os conceitos que norteiam o projeto e sua aplicação prática no estado; da coordenadora tecnológica do Planurbi, a cientista da computação e pesquisadora Raquel Cabral, que vai discutir cidades inteligentes; da arqueóloga Rute Barbosa, com o tema do uso de mapas e dados georreferenciados na gestão do território; da advogada Andressa Targino, com uma análise sobre os impactos tributários do planejamento urbano; da advogada Karoline Mafra, que vai tratar dos desafios legais na regularização de áreas urbanas consolidadas; e da também advogada Paloma Tojal, que vai abordar a parceria entre planejamento urbano e gestão municipal como chave para o futuro das cidades.
Para Melissa Mota, a presença do Dr. Mário Beznos será um dos pontos altos do evento. “São mais de 50 anos de experiência em políticas públicas urbanas, e a gente fica muito feliz em tê-lo aqui para compartilhar esse conhecimento com a equipe do PlanUrbi e com todos os presentes. É sempre muito valiosa essa troca entre gerações e trajetórias diversas, principalmente quando falamos de planejamento urbano”, destaca.
O seminário integra a agenda estratégica do PlanUrbi, projeto que já atua na cidade de Barra de São Miguel, com aplicação de tecnologias como drones, georreferenciamento, dashboards participativos e revisão da legislação urbanística.
Serviço:
Evento: I Seminário PlanUrbi sobre planejamento urbano inteligente
Local: Auditório do CREA, Rua Osvaldo Sarmento, 22 – Farol
Horário: 14h as 18h
Entrada Gratuita
Inscrições e informações: www.planurbi.com.br | @planurbi_.

Fonte: Assessoria