Geral
Defesa Civil de Maceió lança Plano de Redução de Riscos com foco em prevenção e segurança

Daniel Paulino
A Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), lançou nesta quarta-feira (6), no auditório da Prefeitura de Maceió, no bairro do Jaraguá, o Plano Municipal de Redução de Risco.
O instrumento, que não era atualizado há 17 anos, tem como objetivo apoiar a estruturação e o fortalecimento das ações de prevenção e gestão de riscos em áreas vulneráveis da capital alagoana.
O Plano é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid), do Governo Federal, e deve contribuir com dados técnicos e subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes em Maceió.
Durante a solenidade, o vice-prefeito de Maceió e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, destacou as ações que já estão em andamento e parabenizou a Defesa Civil.
“Investir em encostas é cuidar de vidas. Cada obra estruturante realizada nas áreas de risco vai muito além da intervenção, é proteção, dignidade e tranquilidade para as famílias. Esse é o compromisso da gestão do prefeito JHC, priorizar aqueles que mais precisam. O resultado está aí, há quatro anos Maceió não registra mortes por deslizamento ou alagamento. O PMRR reforça esse caminho de prevenção, planejamento e responsabilidade”, afirmou.
Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, ressaltou a importância da atualização do Plano para a cidade e como ele poderá contribuir para novas ações.
“Esse é um passo fundamental para o fortalecimento da política de prevenção de riscos em nossa capital. O Plano Municipal de Redução de Riscos é uma ferramenta técnica e estratégica que nos permite agir de forma mais coordenada e assertiva, priorizando áreas vulneráveis e antecipando cenários de emergência. Com ele, não apenas reafirmamos o nosso compromisso com a proteção da vida, mas também consolidamos uma gestão pública mais preparada e sensível à realidade das comunidades que mais precisam", pontuou.
O Serviço Geológico do Brasil atua para fortalecer ações em áreas vulneráveis da capital alagoana, fornecendo dados técnicos e subsídios que contribuam para a construção de políticas públicas mais eficazes. A cooperação técnica também visa reduzir as vulnerabilidades das populações em risco e contribuir para a prevenção de desastres no País.
O chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil, Tiago Antonelli, explicou o benefício da construção do plano para o município de Maceió e destacou que ele vai muito além de um simples documento.
“O Plano de Redução de Risco é fundamental para o município porque será um diagnóstico preciso de toda a cidade. Não apenas de uma área X, Y ou Z. Todo o município será mapeado, todas as ruas, todas as casas e, com isso, Maceió terá um instrumento poderoso em mãos para buscar recursos financeiros e realizar obras em toda a cidade, especialmente para estabilizar as áreas mais críticas", informou.

Chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil, Tiago Antonelli, explica etapas para entrega do Plano. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
“Essas políticas públicas são importantes para que a gente consiga investir os recursos onde mais precisa. Essa integração entre município, estado e Governo Federal é fundamental para dar suporte às ações, com o objetivo de levar qualidade de vida para a população”, frisou Daniela Buosi, representante da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.
Além deste evento, o lançamento contará com uma programação que inclui reuniões com a Prefeitura de Maceió, encontros com lideranças comunitárias e palestras educativas em escolas localizadas nas principais áreas de risco da cidade.
Também participaram da solenidade representantes da Secretaria Nacional de Periferias (SNP/MCid), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), do Ministério Público Federal (MPF), com a presença da procuradora da República Dra. Julia Cadette, e do Ministério Público Estadual (MPE), representado pelo promotor de justiça Dr. Jorge Dória, além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil do Estado, com a presença do Major Douglas Gomes, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, com o comandante Márcio Robério, e de representantes de pastas municipais e da sociedade civil.