Geral
Detran AL é o departamento com maior representatividade nas Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito

João Victor Barroso
Com oito integrantes nas Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas é o Detran com maior representatividade técnica no principal espaço para formulação e discussões de políticas públicas de trânsito do país.
Os servidores do Detran Alagoas irão atuar em quatro das seis Câmaras Temáticas do Contran: de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET); de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (CTPNAT); de Saúde para o Trânsito (CTST); e de Assuntos Veiculares e Transportes Rodoviários (CTVAT). As outras duas Câmaras Temáticas são as de Educação para o Trânsito (CTEDUC) e de Esforço Legal (CTEL).
As Câmaras Técnicas servem para debater temas centrais buscando aumentar a segurança viária no Brasil, com sugestões e embasamento técnico obedecendo as diretrizes e prioridades estabelecidas por cada uma das coordenações, seguindo o que estabelece o artigo 13 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, a nomeação dos servidores mostra o reconhecimento da competência técnica e do compromisso institucional do Detran/AL com a construção de um trânsito mais seguro, humano e eficiente para todos os brasileiros.
“Estar presente em quatro câmaras temáticas significa não apenas participar das decisões, mas influenciar diretamente a formulação de políticas públicas nacionais que impactam a vida de milhões de pessoas. É um reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido em Alagoas e uma oportunidade de levar nossa experiência para o centro das decisões estratégicas do país”, destaca o diretor-presidente do Detran/AL.
As decisões tomadas nesses espaços contribuem para a elaboração de resoluções e diretrizes que orientam os órgãos de trânsito em todos os níveis da federação, assim como projetistas, arquitetos e engenheiros de trânsito, empresas que trabalham com sinalização, além dos cidadãos que são usuários do trânsito.
De acordo com Renan Silva, chefe de Segurança de Trânsito do Detran Alagoas e titular da CTET, a presença dos técnicos alagoanos contribui para fortalecer o protagonismo do Estado nas discussões sobre segurança viária em âmbito nacional, e os servidores também viverão uma troca de experiências com os integrantes de outros estados e outros órgãos de trânsito.
“A ampliação da representatividade do Detran Alagoas no Contran reforça o compromisso com a valorização da vida, eixo central das ações do órgão. Com foco em dados, tecnologia, educação e fiscalização inteligente, o Detran tem buscado soluções que contribuam para reduzir a violência no trânsito e promover uma mobilidade mais segura para todos os alagoanos”, disse.
Além de Renan Silva, os outros servidores do Detran Alagoas que estarão nas Câmaras Temáticas do Contran durante o Biênio 2025-2027 são: Graça Cardoso, Williams Rocha, Lígia Tenório, Antônio Monteiro, Sérgio Oliveira, Walkiria Amorim do Carmo e Vanuza Maria Lima Santos Maciel.