Geral

Estudantes visitam lar de idosos e promovem tarde de música e afeto com o PCJE

06/08/2025
Estudantes visitam lar de idosos e promovem tarde de música e afeto com o PCJE
Fotos: O projeto 'Adote um Idoso' busca mostrar aos jovens a diversidade social e valorizar a dignidade humana por meio da educação e do afeto | Kenny Lucas - Ascom Esmal

Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, nesta terça-feira (5), mais uma edição do projeto "Adote um Idoso", no Lar São Vicente de Paulo, em Maceió. A ação reuniu 15 estudantes da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, que vivenciaram uma tarde de troca de experiências com os moradores da instituição.

Durante a visita, os jovens assistiram a uma apresentação musical feita pelos próprios idosos, que integram a banda do lar, sob regência de Carlos Martins e Vandiluzia Silva. Em clima de celebração, os estudantes também encantaram os idosos com uma apresentação de dança.

A tarde contou ainda com a entrega de lembrancinhas em homenagem ao Dia dos Pais. Cada idoso recebeu uma caneca e uma toalha personalizadas com seu nome, além de uma camisa do PCJE, como forma de carinho e valorização dos vínculos afetivos.


Estudante Nickolly Aiane entrega lembracinha para morador do Lar São Vicente de Paulo. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal

A estudante Nickolly Aiane, do 9º ano, contou que a preparação começou cedo e exigiu dedicação. "Ensaiamos de manhã, fomos para casa e voltamos logo depois. Foi incrível dançar para eles. É minha segunda vez aqui e gostei bastante. Hoje teve muita coisa legal, as lembrancinhas, as dinâmicas, achei tudo muito interessante", disse a jovem.

Morador do lar, o idoso Hanz Friedrich se emocionou com o encontro e destacou o quanto se sentiu acolhido."Vi todos os jovens muito alegres hoje, me sinto feliz assim, e onde tem alegria, eu gosto. "

Para a diretora administrativa do Lar São Vicente, Juliana Laís, o projeto é uma troca rica para idosos e estudantes. Ela destacou que a parceria com a Esmal já dura nove anos e vai além da visita.

"Os alunos participam de uma capacitação no início do ano sobre direitos da pessoa idosa e o funcionamento de uma instituição de longa permanência. Os idosos, por sua vez, recebem afeto, música e contato com a comunidade. É uma experiência de carinho e aprendizado para todos", pontuou Juliana.

A diretora da escola, Ladijelma Pereira, participou pela primeira vez da visita e afirmou ter se encantado com a atividade. Ela ressaltou que gostaria que o projeto fosse ampliado para outras turmas, dada sua relevância.

"Ver os alunos participando, tendo contato com os idosos, é gratificante. Promove solidariedade, empatia e nos enche de orgulho. Para mim, foi um momento único e importante."

O projeto "Adote um Idoso" é uma das ações do PCJE que busca mostrar aos jovens a diversidade social e valorizar a dignidade humana por meio da educação e do afeto.

Ascom Esmal