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Só 7% dos homens falam com a família sobre incontinência urinária, aponta pesquisa TENA

06/08/2025
Só 7% dos homens falam com a família sobre incontinência urinária, aponta pesquisa TENA
Fotos: Produtos desenvolvidos para a incontinência urinária da linha TENA Men são recomendados para administrar casos de incontinência urinária enquanto a condição não está curada, afirma especialista | Divulgação TENA

Em um mês marcado pela celebração da figura paterna, TENA, marca número 1 em produtos para incontinência urinária em adultos e idosos, que faz parte da Essity, líder global em higiene e saúde, chama atenção para uma questão ainda cercada de tabus: a incontinência urinária em homens. Segundo a pesquisa “TENA: incontinência urinária e hábitos de saúde masculina”, realizada em 2024 pela MindMiners, apenas 7% dos homens que notaram os primeiros sinais da condição procuraram conversar com uma parceira, parentes ou amigos. A grande maioria prefere se calar, o que pode atrasar o diagnóstico e o início do tratamento adequado.

Ainda de acordo com o levantamento, os primeiros sinais da condição são frequentemente subestimados ou ignorados. A maioria dos entrevistados (63%) afirmou não ter dado atenção aos sintomas iniciais, acreditando se tratar de um sintoma passageiro ou normal. Apenas 17% procuraram ajuda médica.

Entre os sintomas mais comuns relatados estão: cueca molhada ou úmida (44%), sensação de urgência para urinar sem conseguir chegar ao banheiro a tempo (34%) e episódios em que outras pessoas perceberam roupas molhadas (19%).

A dificuldade em falar sobre o assunto e a falta de informação fazem com que muitos homens deixem de buscar tratamento. “A incontinência urinária é comum, mas não deve ser encarada como algo normal. É fundamental observar os primeiros sinais e procurar avaliação profissional o quanto antes. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de tratar com eficácia e evitar impactos na qualidade de vida”, explica Maria Alice Lelis, doutora em Ciências da Saúde – Urologia pela Unifesp e enfermeira consultora de TENA.

A especialista destaca que muitos casos têm solução e que o tratamento pode envolver mudanças de hábitos, fisioterapia pélvica, medicamentos ou até procedimentos cirúrgicos, dependendo da origem do problema. “Os escapes de urina não são apenas uma consequência do envelhecimento. Eles podem estar associados a questões como hiperplasia prostática benigna, pós-operatório de cirurgia da próstata, diabetes, ou efeitos colaterais de medicamentos. Por isso, procurar um profissional de saúde é indispensável”, completa.

Enquanto o tratamento é conduzido, a recomendação é usar produtos desenvolvidos especificamente para esse tipo de condição. Segundo a pesquisa TENA Men, 41% dos homens já utilizaram papel higiênico para conter o gotejamento espontâneo de urina e 20% já utilizaram absorvente feminino, o que não é recomendado.

TENA oferece uma linha especificamente para os homens: TENA Men, com absorventes que se ajustam à anatomia masculina e tecnologia que neutraliza odores, nas versões regular e noturna, para perdas leves a moderadas. Para incontinência em níveis mais intensos, a opção é a roupa íntima TENA Pants Men, que veste como uma cueca e conta com barreiras protetoras e controle de odor.

“Em TENA e Essity, temos o compromisso de promover informação e conscientização. No mês dos pais, a marca reforça a importância de quebrar tabus sobre o tema e apoiar os homens em todas as fases da vida, inclusive quando o corpo dá sinais de que precisa de atenção”, completa Maria Alice.

Sobre a Essity

A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, serviços e soluções são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso objetivo é quebrar barreiras pelo bem-estar dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Estamos presentes em aproximadamente 150 países com as marcas líderes globais TENA e Tork, e outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2024, a Essity teve vendas de aproximadamente 146 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Saiba mais no site da Essity.

Fonte: Assessoria