Geral

Alagoas oficializa Núcleo de Integridade da Informação, o primeiro da América Latina

06/08/2025
Alagoas oficializa Núcleo de Integridade da Informação, o primeiro da América Latina
Fotos: Iniciativa da Secom, ação foi instituída por Decreto do Governo do Estado, publicado em edição suplementar do Diário Oficial na segunda-feira (4) | Agência Alagoas

Ana Beatriz Rodrigues

Alagoas passa a contar, a partir de agora, com o Núcleo da Integridade da Informação, resolução pioneira em toda a América Latina, instituída por Decreto do Governo do Estado, publicado em edição suplementar do Diário Oficial nessa segunda-feira (4). A iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) representa um avanço na política de comunicação institucional e tem como finalidade enfrentar a desinformação e fortalecer a confiança nas informações públicas.

O Núcleo nasce num momento em que a desinformação representa um desafio crescente. O decreto nº 103.595 o define como braço estratégico da política da informação no Governo de Alagoas, sendo responsável pela articulação e gestão das parcerias interinstitucionais com órgãos públicos, universidades, instituições de Justiça e organizações da sociedade civil em prol da informação integrada e correta.

"O Núcleo de Integridade da Informação é um avanço significativo na política de combate à desinformação. Ele é o primeiro da América Latina e tem como diferencial institucionalizar o diálogo com várias instituições, desde a Secretaria de Comunicação da Presidência; o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia; até todas as universidades. O objetivo é unir todas essas organizações e instituições para melhorar as práticas de comunicação", explica o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, destacando o papel da Secom como uma rede que interliga os principais órgãos e instituições públicas para tratar a informação.

Entre suas principais atribuições, o NII/AL irá propor, planejar e coordenar políticas públicas externas para a integridade da informação, estabelecendo diretrizes claras para um ambiente informacional saudável. Além disso, terá um papel ativo no desenvolvimento de ações de prevenção, mitigação e resposta à desinformação, trabalhando em colaboração com uma rede de órgãos públicos e privados.

Funcionamento

O NII/AL é estruturado em cinco sub núcleos temáticos: Saúde com Ciência, Cidadania Digital, Democracia e Eleição, Justiça e Segurança Pública, e Meio Ambiente e Clima. “Sobre a participação, ainda não temos um número fechado de pessoas. O governador vai projetar uma forma cooperativa, mas a ideia é somar forças com as instituições para compor grupos de trabalho. O núcleo de integridade vai desenvolver projetos práticos, que devem gerar resultados concretos para combater a desinformação, que tanto prejudica nossa sociedade”, pontua Wendel.

Um dos criadores e diretor do núcleo, o jornalista José Jance afirma que o NII/AL surge com a proposta de reunir ações que acontecem de forma isolada e centralizá-las. “Essa iniciativa é de extrema importância, pois enfrentamos hoje uma organização; há um método por trás dessa situação de desinformação. Existem poderes específicos, poderes econômicos, agentes políticos, e eles têm método, têm estratégia. Nós precisamos ter nossas próprias estratégias para combater essas desinformações. Uma das formas é unir, direcionar e trabalhar nas redes sociais e em todas as plataformas, e isso será feito no núcleo”, explica Jance.

Capacitação e avanços

Mesmo antes de ser oficialmente criado, o núcleo já realizou um trabalho de formação de educadores para o uso de guias de telas, em parceria com a Secretaria da Presidência e o Ministério da Educação, envolvendo secretarias e coordenações de educação estaduais e municipais. Também já está em andamento, junto com o Ministério da Saúde, um projeto de pesquisa em cidades com baixa vacinação, para desenvolver campanhas de combate à desinformação.

"Para este semestre, o núcleo planeja implantar três incubadoras de comunicação comunitária, com o objetivo de formar jornalistas e comunicadores populares. Isso faz parte de uma política de comunicação completa, de 360 graus: disciplinar quem já está no mercado, formar quem precisa de formação, e incentivo, com linhas de fomento, aos pequenos veículos que prestam serviço à sociedade", destaca Wendel.