Geral

Braço Curto MotorSport se destaca no 33º Sertões e vence a Ultimate SP

05/08/2025
Braço Curto MotorSport se destaca no 33º Sertões e vence a Ultimate SP
Fotos: Em sua estreia no Sertões, o jovem piloto Pedro Marcondes já se sagra campeão | Davi Arduino/Fotop

Terminou no dia 03 de agosto, o 33º Sertões que largou de Goiânia (GO), no dia 26 de julho, com uma caravana formada por cerca de 2.500 pessoas de diversas regiões do Brasil e, ainda, de outros países. Foram oito dias de disputas, 3.842km percorridos, atravessando cinco estados. A chegada foi na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). As demais cidades anfitriãs foram Unaí e Januária (MG), Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique (BA), Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL).

As duas últimas etapas da competição foram canceladas devido ao mal tempo na região entre Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro e, neste caso, quem dita as regras é a natureza. Sem condições de voo das aeronaves que fazem a segurança do evento, a organização optou por cancelar os trechos cronometrados, uma vez que esse tema é inegociável ao Sertões. Outro ponto é o acúmulo de lama e terreno liso, tornando perigosa a disputa.

A equipe Braço Curto MotorSport viveu um Sertões a parte, se não, o melhor Sertões das nove edições que já participou. A começar pela estreia do jovem piloto Pedro Marcondes que, seguindo os passos do pai, o piloto Mario Marcondes, inicia sua carreira no rally. Ao lado de Pedro estava o navegador Celso Watashi e, a bordo de uma Mitsubishi L200 Triton ER, conquistaram o título da categoria Ultimate BR, na marca de 31h52min0seg. No ranking geral, eles ocuparam a 23ª posição.

“Nada mal para um estreante no Sertões”, orgulha-se Pedro. “Segui os conselhos do meu pai, que me orientou a ter cautela e não correr riscos de quebrar o carro, uma vez que o objetivo principal era terminar o rally. Vencemos duas etapas e nas demais sempre nos mantivemos entre os primeiros colocados. Aprendi que a constância traz resultados positivos. Esse rally é uma experiência ímpar. Ser campeão no ano de estreia traz um sentimento de realização maravilhoso”, completa.

Um time vencedor

E na outra picape da Braço Curto MotorSport, a XRanger – com motor V8 Mustang – estava Mario, que faz dupla com o navegador Artemio Pauluci. Conhecidos por terem uma tocada conservadora, eles provaram que a regularidade e a consistência fazem toda diferença. Eles se mantiveram sempre entre os primeiros colocados da categoria Ultimate BR e, a cada etapa, subiam uma posição no ranking geral. O resultado? Vice-campeões na categoria e quinto lugar na geral. Eles atingiram o tempo acumulado de 26h40min53seg.

“Ficamos muito felizes com esse pódio. Foi muito além das nossas expectativas. Todos os dias do Sertões, nós entregávamos o carro inteiro para a equipe de apoio, com poucas coisas para serem feitas”, reforça o piloto sobre a estratégia sempre adotada. “Essa edição do rally foi bastante dura, apresentou provas com características no puro estilo cross-country, com muitas pedras, erosões, trechos de trial... Foi pauleira! Exigiu bastante do carro e de nós; também tivemos trechos com longas retas, onde atingíamos o limite máximo de velocidade de 170 km/h”, completou.

O 34º Sertões já tem data marcada: de 22 a 30 de agosto.

Siga-nos nas redes sociais @equipebracocurto

A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, Companhia Águas do Sertão, AMC Construções e Hipper Freios.

Fonte: Assessoria