Geral

Como programas de formação transformam franqueados em líderes no setor de saúde, beleza e bem-estar

04/08/2025
Como programas de formação transformam franqueados em líderes no setor de saúde, beleza e bem-estar
Fotos: Iniciativas como a Universidade Diniz, que já capacitou mais de 4 mil profissionais, combinam formação técnica, desenvolvimento humano, e provam que educação gera resultados aos empreendimentos

As Óticas Diniz, maior rede de ópticas 100% brasileira, constroem sua expansão sobre uma base muitas vezes negligenciado no franchising: a formação contínua de franqueados e suas equipes. Enquanto a rede planeja chegar a novas cidades em 2025, mantém investimentos priorizados para programas educacionais.

Entre as ações implementadas pela rede, a Universidade Diniz, criada em 2019, já emitiu mais de 24 mil certificados e se provou um diferencial do sucesso da rede, que hoje soma mais de mil unidades em 420 cidades brasileiras. Além de treinamentos operacionais, o projeto forma gestores capazes de equilibrar números, pessoas e propósito.

Dividido em quatro áreas - Pessoas, Negócios, Operações e Produtos - o programa combina desenvolvimento técnico com competências de liderança e gestão de equipes. Ariane Diniz, presidente da rede, idealizou a instituição de ensino ao lado de seu irmão Bruno Diniz ao identificarem a necessidade de oferecer aos franqueados, ferramentas que os transformassem em gestores completos. "Nosso objetivo sempre foi formar líderes capazes de gerenciar seus negócios e liderar pessoas", explica Ariane.

A Escola de Pessoas trabalha competências como comunicação e feedback. Já a Escola de Negóciosaborda o mercado óptico e finanças. A Escola de Operações dedica-se a processos como vendas, estoque e marketing. Enquanto a Escola de Produtos, Armações e Lentes foca no conhecimento técnico sobre lentes, armações e inovações do setor óptico.

Essa divisão garante que cada participante receba formação completa, alinhada às necessidades reais de uma unidade franqueada. A Plataforma de Ensino à Distância e Webnars complementa a formação, com foco em treinamentos de capacitação para o dia a dia em loja. Além de oferecer conteúdo sobre liderança, garante que colaboradores e franqueados tenham acesso a informações atualizadas e estratégicas para o negócio.

Milson Cunha, franqueado em Guarulhos, é um dos profissionais que compartilham os impactos positivos em sua carreira. "Os cursos me deram ferramentas para tomar decisões mais assertivas. Hoje, aplico diariamente o que aprendi na gestão da minha loja", assegura. Histórias como a dele são comuns na rede, que registra casos de unidades com crescimento de até 30% após a participação no programa.

Já com foco nos negócios familiares, programas como Sucessores (para filhos de franqueados) e Supermeta (gamificação de vendas com foco educacional) completam o ecossistema. Este último, implementado em 2021, já elevou o faturamento de lojas participantes em até 30%.

Enquanto realiza investimentos de R$ 25 milhões para expansão em cidades menores com potencial comercial em 2025, a rede mantém a educação como princípio de sua estratégia.

Com faturamento médio mensal de R$ 110.000,00 por loja e retorno do investimento entre 12 a 18 meses, as Óticas Diniz demonstram que, no franchising moderno, o diferencial não está apenas na marca ou no produto, como também na capacidade de transformar lojistas em líderes. E nesse aspecto, a rede parece ter enxergado o que muitos ainda não viram.

Sobre as Óticas Diniz

Fundada em 1992 por Arione Diniz, na cidade de São Luís (MA), é a maior rede de óticas 100% brasileira. Presente em todo o país, oferece um diversificado mix de produtos e soluções ópticas de qualidade, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol das principais grifes. Autoridade em saúde visual há mais de 30 anos, a rede também proporciona aos seus clientes um ambiente aconchegante e acolhedor nas lojas modelo clássico e prime.

Desde 2016 a rede atua com a campanha de responsabilidade Diniz Social. Essa iniciativa pioneira visa contribuir para a mudança da realidade da visão infantil no Brasil e já beneficiou 110 mil crianças em idade de alfabetização de escolas públicas e entidades parceiras, que passaram por consultas com médico oftalmologista gratuitamente – e mais de 40 mil receberam a doação de óculos de grau completo.

Recebeu o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é sinônimo de qualidade e padronização, por quatro anos consecutivos, em 2022, 2023, 2024 e 2025. Recebeu o selo “O Cliente Recomenda” pela Experience Awards, reconhecimento para marcas que se destacam com uma jornada de compra excepcional.

Fonte: Assessoria