Geral
Grupo Coração de Mãe celebra primeiro ano de assistência às pacientes puérperas

Joyce Marques
O Grupo Coração de Mãe, idealizado e promovido pelo Serviço de Psicologia do Hospital da Mulher de Alagoas, celebrou o primeiro ano de criação do projeto. A solenidade ocorreu no Alojamento Conjunto (Alcon) da unidade hospitalar, que está situada em Maceió e é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Com o objetivo de proporcionar às puérperas pacientes da maternidade um espaço terapêutico e educativo, o grupo nasceu de uma escuta sensível e do compromisso com a humanização do serviço hospitalar. Os encontros acontecem às sextas-feiras, onde os psicólogos facilitadores, Bresser Diniz e Eduardo Costa, juntamente com profissionais convidados, asseguram a prática clínica fundamental no cuidado à saúde mental materna.
“Iniciamos o projeto com a proposta de criar um grupo educativo para conversar com as puérperas sobre assuntos que envolvem a maternidade, o primeiro ano de vida do bebê e proporcionar, durante esse tempo, um momento único de escuta acolhedora e humanizada”, explicou o psicólogo Eduardo Costa.
%20(2).jpeg)
Ao longo do primeiro ano, a iniciativa tem colhido resultados positivos. O grupo já promoveu 50 encontros, oferecendo acolhimento emocional, troca de experiências e fortalecimento de vínculos durante a vivência da maternidade. Até hoje, 807 pacientes já foram beneficiados.
Para marcar este primeiro ano do grupo e celebrar também a chegada do Agosto Dourado – campanha de incentivo ao aleitamento materno –, as pacientes participaram de uma roda de conversa com abordagem educativa sobre a importância da amamentação, facilitada pela médica ginecologista obstetra Andréia Rosane.
%20(1).jpeg)
“Celebramos e reconhecemos a trajetória construída com as mães, acompanhantes e profissionais envolvidos no Grupo Coração de Mãe. A ação também dá início à campanha Agosto Dourado no Hospital da Mulher, reforçando o nosso compromisso com a promoção do aleitamento materno e o cuidado integral à mulher e à primeira infância”, destacou a diretora-geral da unidade hospitalar, Yarin Rocha.
As puérperas presentes receberam lembrancinhas e participaram de um lanche coletivo preparado especialmente para comemorar a data.“O grupo e o trabalho dos psicólogos do hospital foram importantes para mim e, acredito, para todas as mães que participaram. Agradeço e parabenizo a todos por nos proporcionar esse momento”, relatou a paciente Denise Barbosa, mãe do pequeno Davi.