Geral
Terceiro maior delta do planeta é palco de paisagens únicas e está no Nordeste brasileiro

Marco Guimarães
A porta de entrada de um dos destinos turísticos mais paradisíacos do Brasil é quase uma parada obrigatória por quem passa pela cidade de Parnaíba, no Piauí. O local abriga o Delta do Parnaíba (onde o rio Parnaíba encontra o mar), o terceiro maior Delta do mundo - atrás apenas dos rios Mekong (Vietnã) e Nilo (África) - e o único das Américas que deságua em mar aberto.
Os desenhos da região formam um arquipélago com mais de 75 ilhas, sendo que o movimento da água, com o passar do tempo, faz o número variar para mais de 80 ilhas, com cenários únicos e inúmeras possibilidades para os turistas que colocam o norte do Piauí no plano de viagem. Assim, a cada visita os turistas encontram novas paisagens e diferentes roteiros podem ser encontrados, com passeios únicos.
A região desenvolve a prática de turismo responsável, minimizando impactos ambientais e fortalecendo economias locais. Essa prática representa uma importante ferramenta de preservação, gerando recursos à manutenção de parques e reservas, incentivando a educação ambiental e valorizando comunidades tradicionais.
O Delta do Parnaíba, ao lado de Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA), faz parte da Rota das Emoções, um roteiro integrado para quem busca por adrenalina na paisagem exuberante das ilhas, dunas, lagoas e rios propícios para banhos, passeios de barco e atividades como canoagem, caiaque e esportes à vela.
Outra possibilidade é o passeio de barco pelo Delta, recomendado para visitantes que buscam contato com as belezas naturais do local por meio do ecoturismo. Na mata e nos manguezais que acompanham o trajeto é possível ver exemplares da flora e da fauna da região – jacarés, iguanas, capivaras, tatus e até macacos, como o prego.
INCENTIVO - Para que os brasileiros possam, cada vez mais, conhecer o próprio país, o Ministério do Turismo atua para incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros em território nacional por meio do programa “Conheça o Brasil”. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.
O Programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.