Geral
Com foco na amamentação, Sesau abre Agosto Dourado em Alagoas e reforça apoio às mães

Ruana Padilha
Com o tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo sistemas de apoio sustentáveis”, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou a Campanha Agosto Dourado nesta sexta-feira (1). O evento, destinado aos profissionais da saúde, gestores e estudantes da área de saúde, ocorreu no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).
O mês é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe. A cor dourada simboliza o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, que é o alimento mais completo para o bebê, protegendo contra doenças e promovendo o desenvolvimento físico e emocional.
Durante a abertura, foram ministradas palestras e rodas de conversa com o objetivo de fortalecer políticas públicas que incentivem e apoiem a amamentação desde a primeira hora de vida até os dois anos ou mais, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, Andréa Pinheiro, destaca que a campanha Agosto Dourado representa um momento de mobilização e compromisso coletivo.
“A conscientização do aleitamento materno para saúde é primordial, pois ao longo dos anos a nossa sociedade tem desconstruído a importância do aleitamento materno. Por isso, precisamos retomar, apoiar e incentivar as práticas de apoio à amamentação. Garantindo que toda mulher tenha apoio, informação e acolhimento para amamentar com segurança e tranquilidade”, afirmou.
Presente na abertura, a assessora técnica da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca), Adrielly Raimundo, ressaltou a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças e das mães.
“O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê. Ele fornece todos os nutrientes na medida certa, fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de infecções, alergias e doenças crônicas, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança”, explica.
Programação
Na terça-feira (4), acontecerá uma capacitação sobre Agosto Dourado, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado no bairro do Poço, em Maceió. Durante o mês, o tema integra a programação do 8º Fórum Perinatal, quando ocorrerá a Oficina de Aconselhamento em Amamentação.
A programação conta, ainda, com a exibição de vídeos informativos sobre aleitamento materno, assim como a divulgação e orientação das Salas Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA), que visam estabelecer, tanto em empresas públicas quanto privadas, uma cultura de respeito e apoio à amamentação.