Geral

Exercício simulado treina forças de segurança para combate a ações criminosas em Delmiro Gouveia

01/08/2025
Exercício simulado treina forças de segurança para combate a ações criminosas em Delmiro Gouveia
Fotos: Treinamento ocorreu em Delmiro Gouveia com simulação de ataque a agência bancária; Ascom SSP/AL

Roberison Xavier

Se capacitar para melhor servir à população. Foi com este objetivo que a Secretaria de Estado da Segurança Pública coordenou mais um exercício simulado para capacitar agentes públicos no enfrentamento a crimes violentos contra o patrimônio, na noite dessa quinta-feira (31), no município de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano.

A simulação de um ataque criminoso contra uma agência bancária, no Centro da cidade sertaneja, reforçou o cuidado das forças de segurança com o aprimoramento das técnicas e estratégias de ações de combate aos crimes na modalidade do Novo Cangaço ou Domínio de Cidades.

De acordo com o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, Patrick Madeiro, o objetivo do treinamento é atualizar conhecimentos com aperfeiçoamento de novas técnicas.

“A região de Delmiro Gouveia é um ponto estratégico e precisamos estar cada vez mais preparados para todo tipo de enfrentamento, principalmente contra atos criminosos de alta complexidade e intensidade e ainda de baixa familiaridade. Nossa capacitação contínua renova a doutrina entre os agentes que atuam naquela região e reforça o empenho em prol da segurança de todos”, afirmou ele.



A política do Plano de Defesa de Alagoas tem se destacado no Brasil, com reconhecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Na última quarta (30), inclusive, integrantes da Chefia Especial de Inteligência da SSP compartilharam conhecimentos voltados a este tipo de formação operacional com as forças policiais de Sergipe, que desenvolvem plano semelhante ao alagoano.

Para o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, o exercício simulado também engrandece o trabalho conjunto na região do Sertão, que fica próxima das divisas com Pernambuco, Sergipe e Bahia.

“Alagoas tem se destacado no combate à violência com a maior redução de mortes violentas do Nordeste em toda a série histórica. Uma redução praticamente pela metade, e esse resultado só é possível graças às táticas que unem inteligência e prevenção com as ações de ostensividade, investigação e repressão, além do planejamento estratégico em parceria com todos os órgãos envolvidos, sejam estaduais, federais ou municipais. As qualificações são fundamentais para que tenhamos homens e mulheres ainda mais treinados e focados em garantir a segurança da população”, enalteceu Flávio.



Participaram do exercício simulado equipes da Polícia Militar, por meio do 9º Batalhão e da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes); da Polícia Civil, através da Delegacia Regional de Delmiro; e do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda fizeram parte da capacitação membros da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Delmiro Gouveia, representantes de instituições bancárias e de transporte de valores, e integrantes da Companhia Teatral Argemiro Batalha.