Geral
Carajás é reconhecida pelo Prêmio Marketing Strategy Matcon com campanha inovadora de Black Friday

A Carajás Home Center, rede varejista de destaque no Nordeste, foi reconhecida pelo Prêmio Marketing Strategy Matcon, promovido pela Fundação Brasileira de Marketing (FBM), com o case da Black Friday Carajás 2024. A premiação reconhece as melhores estratégias de marketing no setor de materiais de construção, abrangendo indústrias, comércio, serviços e equipamentos. A cerimônia ocorreu na noite de ontem, 29/07, em São Paulo.
A campanha se destacou por transformar a tradicional Black Friday em uma jornada de experiências, criatividade e resultados expressivos. Com planejamento estratégico e abordagem multicanal, a ação impactou clientes de todo o Nordeste e consolidou a marca como referência em economia no segmento.
“O Prêmio Matcon reforça nosso compromisso com a inovação e com a entrega de valor real ao cliente. Criamos uma campanha que vai além dos descontos, promovendo conexão, curiosidade e engajamento em cada ponto de contato com a marca”, afirma Érika Miareli Piedade, gerente de marketing da Carajás Home Center.
A Black Friday Carajás 2024 teve abrangência em todas as lojas físicas nos estados de Alagoas e Paraíba, onde a Carajás é líder, além do Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará, com forte apoio de campanhas digitais e ações regionais específicas. Entre os diferenciais estiveram as ofertas diárias, lives interativas, festivais temáticos e o mistério da maleta, um elemento simbólico que gerou expectativa ao longo de todo o mês.
O impacto foi notável: a campanha atingiu salto de 70% em relação ao ano anterior no e-commerce, com a superação da meta do canal em 30% na comparação mensal ano a ano. Incluindo todos os canais, a Carajás superou a meta mensal projetada em quase 10%, na qual se destaca o incremento de 21% em relação ao periodo da Black Friday de 2023.
Além dos resultados financeiros, a campanha trouxe melhorias operacionais e impulsionou o desempenho das equipes. Processos como gestão de estoque, negociação com fornecedores e integração dos canais físico e digital foram otimizados para garantir agilidade e exclusividade nas ofertas.
O CEO da Carajás Home Center, Abílio Alves Netto, valoriza como ações estratégicas bem planejadas, com abordagem multicanal e envolvendo diversas equipes trazem resultados positivos aos clientes, aos negócios e ao clima organizacional. “A Black Friday Carajás 2024 mostrou que é possível reinventar formatos tradicionais com criatividade e foco estratégico. A campanha engajou tanto os clientes, quanto as equipes internas, gerando uma experiência memorável e de alto impacto para o nosso negócio”, valoriza.
Antoine Mendonça, diretor de marketing da Carajás Home Center, reforça a importância da premiação para varejista de destaque no Nordeste: “O prêmio coroa um esforço coletivo de meses de trabalho e uma cultura interna orientada por dados, inovação e paixão por entregar o melhor para nossos clientes. É uma conquista de toda a equipe.”
Com o reconhecimento do Prêmio Marketing Strategy Matcon, a Carajás Home Center reforça seu papel de vanguarda em inovação, eficiência e uma forte conexão com os clientes, características que a posicionam entre os seis maiores home centers do Brasil.
Ascom Carajás