Geral
Governador Paulo Dantas anuncia instalação de unidade da Algás no município de Batalha

Fabia Assumpção
O governador Paulo Dantas assinou na manhã desta quarta-feira (30) a ordem de serviço para início das obras de instalação da unidade de Gás Natural Comprimido (GNC) de Batalha, que será operada pela Alagoas Gás S/A (Algás).
O governador assinou ainda o termo de compromisso para doação de um terreno, às margens da AL-220, para instalação da unidade de GNC. O investimento é de R$ 5 milhões, e a unidade deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2026.
Ao lado da primeira-dama, médica Júlia Britto do Amaral Dantas, e do prefeito de Batalha, Wagney Dantas, o Paulo Dantas entregou ainda três ambulâncias do Serviço Atendimento Móvel (Samu), doadas pelo Ministério da Saúde, aos prefeitos de Piranhas, Tiago Freitas; Mata Grande, Maria Fabiana de Alencar; e de Pão de Açúcar, Jorge Dantas.
Para Paulo Dantas, a chegada da rede local de gás natural em Batalha vai transformar a região da Bacia Leiteira. "É uma honra voltarmos mais uma vez à Batalha para entregar investimentos importantes, robustos e que, com certeza, vão impactar positivamente em mais crescimento econômico, em mais oportunidade de emprego", afirmou o governador.
Ele disse ainda que a chegada da Algás vai permitir a atração de empresas e indústrias que se utilizam do gás natural. "Nós vamos vender o gás a um preço justo, um dos mais competitivos do Brasil, e vamos fazer com que, por exemplo, a indústria Natville se instale com mais rapidez. Isso vai permitir iniciar a primeira parte da operação da indústria ainda no nosso mandato, em 2026", afirmou o governador, anunciando que já está em tratativas para instalação de mais uma indústria em Batalha.
-12.jpg)
"Quando a gente fala em desenvolvimento regional, a gente trata de criar boas condições para as regiões, explorando as suas potencialidades para termos a condição de tornar o ambiente competitivo para as indústrias se instalarem também no interior", acredita o governador.
A secretária de Estado de Planejamento, Patrimônio e Gestão, Paula Dantas, também destacou a importância da unidade da Algás para atrair novas indústrias para região sertaneja. Ela atribui ainda a atração de novos investimentos para o estado à segurança jurídica e aos incentivos fiscais assegurados pelo governo alagoano.
"Com certeza, nos últimos 10 anos, os empresários estão vendo isso. Vendo que é seguro investir no estado de Alagoas, porque a segurança jurídica é alta. Mas também é um estado que está melhorando as suas estradas, que vai melhorar o escoamento dos produtos. É um estado que as pessoas podem vir para cá porque tem saúde e qualidade de vida", defendeu Paula Dantas.
Contrato com a CPLA
Durante a solenidade, houve ainda a assinatura do contrato de fornecimento de gás natural entre a Algás e a Cooperativa dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (CPLA). A cooperativa e a Indústria Natville serão as primeiras unidades industriais de Batalha a serem beneficiadas pela instalação da unidade de GNC.
-09.jpg)
"Essa unidade da Algás vai ser modelo para o Nordeste. Temos a certeza que várias cidades leiteiras do Brasil virão à Batalha copiar esse modelo, que vai descabornizar o meio ambiente, trazer uma energia pura, sustentabilidade com esse gás natural", afirmou o presidente da Algás, Eriberto Omena .
Ele explicou que a estação de GNV de Batalha vai atender toda a região da Bacia Leiteira, garantindo mais economia aos produtores de leite. "Eles vão ter uma economia maior, uma energia limpa, mais sustentabilidade, substituindo a lenha e o briquete pelo gás natural, que é da Algás ", sustentou Omena.
Para operar a estação, a Algás abriu chamada pública, já em fase de finalização, voltada a empresas que possam realizar o fornecimento por meio de gás natural comprimido (GNC). A empresa será responsável por toda a operação logística – desde a compressão, transporte e descompressão até a entrega nas unidades da Algás.
Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a chegada da Algás em Batalha é um marco muito importante, porque leva o gás natural para o sertão de Alagoas. "É um momento ímpar para o desenvolvimento da região e a cadeia produtiva", afirmou.
Parceria entre Estado e o município
O prefeito de Batalha, Wagney Dantas, ressaltou que a unidade da Algás vai contribuir com o desenvolvimento do município e de toda a região. "É com alegria ter essa parceria com o governador Paulo Dantas e a secretária de Planejamento, Paula Dantas, que tem ajudado tanto o município", agradeceu Wagney.
O deputado federal Luciano Amaral também destacou a importância da rede de gás natural para atrair mais investimentos para o município. "O governador Paulo Dantas tem trabalhado muito, e hoje traz a assinatura ao serviço da Estação de Gás. Essa possibilidade dará uma energia de qualidade às empresas, possibilidade de novos investimentos, e dará, com certeza, uma qualidade melhor às empresas já instaladas, com a energia mais barata, com qualidade", observou.
Também estiveram presentes ao evento os deputados estaduais Carla Dantas e Davi Silva, além de prefeitos da região, vereadores e a comunidade local.