Geral
Inscrições para as rodadas de negócios do Conexões Gramado Film Market se encerram em 1º de agosto

As rodadas de negócios do Conexões Gramado Film Market (CGFM) recebem inscrições até esta sexta-feira (1º de agosto), pelo formulário online disponível no site festivaldegramado.net. Em 2025, o segmento mercadológico do Festival de Cinema de Gramado chega à sua nona edição, criando um ambiente de trocas, experimentações e reinvenções no campo audiovisual.
As inscrições para os painéis, mentorias e capacitações seguirão abertas no site festivaldecinemadegramado.com/conexoes-gramado-film-market.
Os encontros com os players convidados para o evento serão realizados no dia 20 de agosto (quarta-feira), das 9h às 15h, no Museu do Festival de Cinema de Gramado (1º andar do Palácio dos Festivais), em frente à Rua Coberta da cidade da Serra gaúcha. O objetivo do CGFM é reunir criadoras e criadores de todo o Brasil para fortalecer o ecossistema do setor, além de imaginar e produzir os futuros possíveis dentro da Indústria Criativa.
Entre os players do mercado, estão confirmadas as presenças de representantes importantes da Disney, Globo, O2 Play e Urban (França), além do produtor colombiano David Herrera, do realizador francês Yann Le Quellec e do Adido Audiovisual da Embaixada da França no Brasil, Nicolas Piccato.
Neste ano, o Conexões reserva espaço especial em sua programação para a discussão da internacionalização de projetos brasileiros. O destaque se dá quando o Brasil celebra 200 anos de relações diplomáticas com a França. No último mês de maio, o Festival de Cinema de Gramado foi homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.
"As Conexões Diretas são um pilar fundamental do Conexões Gramado Film Market. São nessas reuniões de negócios que a gente proporciona uma ponte entre o produtor, o diretor, o criador audiovisual e as empresas, sejam elas distribuidoras, plataformas de streaming ou produtoras em busca de parceiros para desenvolver novos conteúdos", esclarece Gisele Hiltl, coordenadora do CGFM.
Ainda conforme Gisele, as rodadas de negócios existem justamente para fomentar essas trocas, que normalmente seriam mais difíceis de acontecer: "O contato direto entre o realizador e a empresa começa, mas não termina ali, se estendendo no pós-evento. É uma oportunidade para que as empresas produtoras e criadores apresentem seus catálogos, ideias e potencial criativo, enquanto os players que vêm até Gramado têm um encontro direto com esse ambiente pulsante de criatividade".
Daniela Israel, CEO da Bactéria Filmes, empresa de Porto Alegre, é uma das entusiastas da iniciativa: "Eu realmente gosto muito do Conexões, faço um esforço, todos os anos, para comparecer. E tem sido realmente positivo". A produtora conta que tem um case real de negócio acordado no CGFM: "Inclusive, já conseguimos fechar um projeto no evento, que depois resultou na contemplação de um edital. É um projeto que começou ali, e faz uns dois meses que já estamos com o dinheiro para realizá-lo. 'Eu Sou do Fim do Mundo' é uma produção da Bactéria Filmes, com a Druzina Content e a Magnani Filmes, do Paraná, então são três produtores da região Sul se fortalecendo das conexões de Gramado".
Realizado pela Gramadotur, Instituto Estadual de Cinema (IECINE) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE), o Conexões Gramado Film Market acontece durante o 53º Festival de Cinema de Gramado, promovendo o encontro entre profissionais do audiovisual para impulsionar negócios e apresentar novas perspectivas para o setor. A programação contempla mostras, experiências imersivas, debates e atividades formativas que visam fortalecer o ecossistema criativo e fomentar a inovação no mercado audiovisual brasileiro.
Conheça os players participantes do Mercado do 9° CGFM:
Currículos completos e fotos de todos os convidados em
festivaldecinemadegramado.com/convidados-cgfm
Bruna Brasil: curadora dos licenciamentos nacionais e infantis para o Globoplay e demais canais pagos do Grupo Globo, incluindo também o Telecine.
Bruno Bluwol: com mais de 24 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalha para a Disney desde 2007. Atuou anteriormente na Mix FM, O2 Filmes e Mauricio de Sousa Produções.
David Herrera: produtor colombiano, é diretor do grupo FAHRENHEIT / ANTÁRTICA, que já produziu e distribuiu séries de ficção para TV, séries documentais e longas-metragens de ficção e documentário.
Flávia Moss: especialista em Aquisição de Direitos, atua no Grupo Globo desde 2003, atualmente na prospecção, negociação e licenciamento de conteúdo nacional e internacional finalizado e pré-licenças para todos os canais do grupo e seus produtos digitais.
Florencia Gil: radicada em Paris desde 2011, fundou sua produtora Orfeu Productions, e tem trabalhado como agente de vendas para a Rezo Films, Independent e La Luna Productions (curtas). Foi diretora de vendas e aquisições na Loco Films e na Indie Sales. Atualmente, é Diretora de Vendas e Aquisições na Urban Sales.
Gabriel Cohen: analista em Aquisições de Direitos, atua no Grupo Globo desde 2016, na Área de Aquisições do Telecine. Desde 2025, trabalha especificamente na prospecção, negociação e licenciamento de conteúdo nacional finalizado e pré-licenças para todos os canais do Grupo e seus produtos digitais.
Igor Kupstas: diretor da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro. É professor do Curso de Pós-graduação da FAAP de Negócios Audiovisuais. Membro fundador da Andai, Associação de Distribuidoras Independentes.
Nicolás Valdés: produtor e distribuidor uruguaio, fundador e diretor da Circular Media, empresa audiovisual com sedes em Punta del Este (Uruguai) e Fortaleza (Brasil), ativa desde 2018. Seu trabalho se destacou internacionalmente com projetos de conteúdos ibero-americanos e asiáticos.
Priscila Andrade: Executiva de Vendas e Aquisições para a América Latina na Limonero Films
Yann Le Quellec: diretor, roteirista e produtor francês criou em Paris a Cinémage (fundo de investimento que coproduziu 700 longas ao longo de 20 anos) e a Villa Breizhanova (residência artística localizada na Bretanha aberta a criadores brasileiros que desejam construir pontes entre o Brasil e a França).
Fonte: Assessoria