Geral
UPA Santa Lúcia conquista 1º lugar entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Saúde

Ana Cecília da Silva
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Lúcia, gerida pela Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), conquistou o 1º lugar entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Saúde no Brasil, elaborado pelo Great Place to Work (GPTW), em premiação ocorrida em São Paulo. Com o reconhecimento, a UPA supera grandes nomes da saúde privada como Unimed e Hospital Albert Einstein, se consolidando como referência nacional em gestão de pessoas.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, esse é o padrão de saúde que a gestão JHC quer oferecer em todos os lugares da capital. ”Essa premiação representa uma conquista bastante significativa, pois reafirma que é possível fazer saúde pública de qualidade, com valorização de pessoas e compromisso com a excelência, o que tem nos permitido avançar cada vez mais”, destaca.
De acordo com Walma Marinho, diretora da UPA Santa Lúcia, todo o trabalho se estrutura com base no respeito às equipes, em processos definidos e melhoria contínua.“Ver uma unidade pública ser reconhecida dessa forma, superando até instituições que nos inspiram, como o Einstein, é motivo de orgulho para toda a nossa rede”, ressalta.
A conquista da UPA Santa Lúcia reflete diretamente o investimento da gestão municipal na saúde. A Prefeitura de Maceió tem sido parceira estratégica do ISAC na consolidação de uma política de valorização das equipes e melhoria dos serviços prestados à população.
“Esse prêmio também é da cidade de Maceió. Temos uma gestão que acredita na saúde pública, investe em estrutura, em capacitação e aposta numa administração compartilhada que dá certo. O resultado está aí: somos referência não só em atendimento, mas também em ambiente de trabalho”, reforça Caio Aguiar, secretário-executivo da Secretaria Municipal de Saúde que esteve presente na premiação.
Critérios observados
Entre os diferenciais da UPA Santa Lúcia estão a implementação de projetos de humanização, processos claros e bem definidos, programas de capacitação contínua e o fortalecimento de uma comunicação interna estratégica e humanizada.
O reconhecimento do GPTW é fruto de avaliações diretas dos colaboradores da unidade de saúde, que destacaram aspectos como confiança na liderança, orgulho de pertencer e segurança emocional no ambiente de trabalho.
Em 2024, Maceió conquistou o selo GPTW em todas as unidades que concorreram: UPA Trapiche da Barra, UPA Benedito Bentes, UPA Santa Lúcia e Hospital da Cidade.