Geral
Descubra os aeroportos brasileiros mais visitados no mês de junho

Bárbara Magalhães
A movimentação nos aeroportos brasileiros vem crescendo a cada mês. Apenas em junho, foram 8,2 milhões de embarques para destinos brasileiros. A maior circulação foi observada nos terminais de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Brasília (DF), com 2.437.165, 1.960.484 e 1.258.050 passageiros, respectivamente. O Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, aparece em seguida, na quarta colocação, com 1.026.136 pessoas movimentando o local no período.
“Temos um novo turismo no Brasil, resultado das melhorias na conectividade, infraestrutura e promoção turística. Avanços que estão nos ajudando a incentivar que mais brasileiros conheçam o seu país. É um turismo que gera renda, emprego e transforma vidas em todas as regiões”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
No Nordeste, o terminal Guararapes, em Recife (PE) se destaca com 718.103 viajantes. No sul do país, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) lidera com 569.573 passageiros e, no Norte, o Aeroporto Internacional de Belém registrou a maior movimentação, com 332.324 passageiros. Desde o ano passado, a capital do Pará tem se destacado na atração de visitantes, muito por conta da visibilidade promovida pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na cidade em novembro deste ano. Só neste primeiro semestre, o aeroporto atendeu quase 2 milhões de viajantes, um crescimento de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
INCENTIVO – O Ministério do Turismo desenvolve o “Conheça o Brasil”, um movimento nacional lançado em 2023 e que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país.
A iniciativa envolve a ampliação da conectividade aérea e da mobilidade entre destinos de norte a sul, além do aumento do fluxo de visitantes, estimulando a geração de negócios, emprego e renda nas comunidades receptoras.
A ação engloba o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) para democratizar o acesso à aviação civil e melhorar o ambiente de negócios na área.