Geral
Pelo quarto ano consecutivo, a Braço Curto MotorSport desempenha ações socioambientais junto ao Sertões

Começou nesta quinta-feira (24), a movimentação do Sertões – o maior rally das Américas – que, neste ano, retorna as origens com concentração em Goiânia (GO). A Vila Sertões está no Estádio Serra Dourada e conta com equipes de diversas regiões do Brasil, com uma caravana de aproximadamente 2.500 pessoas. O destino é Marechal Deodoro (AL), após completar 3.482 km, sendo 2.215 km de trechos cronometrados. As demais cidades anfitriãs são Unaí (MG), Januária (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL).
O Sertões é formado pelas categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros, sendo que os motores serão oficialmente ligados a partir deste sábado (26), com o prólogo – tomada de tempo que definirá a ordem de largada para a 1ª etapa da competição. Mas, antes disso, diversas ações serão realizadas na Vila Sertões em prol da saúde, educação e meio ambiente.
Esporte em comunhão com o meio ambiente
Por meio da equipe Braço Curto MotorSport, a Conasa Infraestrutura e a Hidrodomi pegam uma carona para desenvolver atividades socioambientais. Em parceria com o Instituto Sertões serão doados 271 filtros de água potável ConÁgua para famílias que vivem em comunidades que sofrem com a falta de água tratada e estão no entorno do percurso do Sertões 2025. “Vamos atender famílias da Comunidade Quilombola Recanto dos Dourados (GO), Santa Rosa de Goiás (GO), Januária (MG), Montalvânia (MG) e Comunidade Lameirão (AL)”, declara Mariana Lobo, da área de Responsabilidade Social/ ESG da Conasa.

A Conasa e Braço Curto fazem a gestão dos resíduos gerados nas Vilas Sertões(Divulgação)
Ao longo dos oito dias de Sertões, também serão efetivadas ações de educação ambiental na Vila Sertões e, em algumas escolas públicas previamente selecionadas, incluindo a instalação de hortas pedagógicas. “Já na reta final do rally, visitaremos a Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza, em Inhapi (AL), onde além da ação ambiental, também faremos uma oficina com materiais recicláveis junto com o time do Sertões e Conasa Águas do Sertão”, explica Mariana. “E no último dia de evento, vamos à Escola Municipal Desembargador José Fernando Lima de Souza, no município de São Miguel dos Campos (AL) instalar uma horta pedagógica com 40 alunos de dez anos”, detalha.
Como parte das benfeitorias entregues, a Comunidade de Lameirão receberá a instalação de um dosador Hidrodomi, equipamento projetado para adicionar, de forma controlada, cloro à água tratada, o que mantém os níveis ideais de desinfecção, especialmente em caixa d’água residências e poços artesianos.

Serão doados 271 filtros de água potável ConÁgua para famílias sem água tratada (Divulgação)
Gestão de resíduos
A Conasa Infraestrutura, com apoio da Braço Curto MotorSport, é patrocinadora e apoiadora da gestão de resíduos de todas as Vilas Sertões, em parceria com cooperativas locais beneficiando o meio ambiente e a comunidade local. Destaque para a coleta do óleo de cozinha usado, que será destinado para a Conasa Águas do Sertão ao final do evento. A novidade dessa edição é o reaproveitamento de bitucas de cigarro pelo Poiato Recicla, que transforma resíduos de cigarro em papel (papelão para indústrias) até peças de artesanatos.
“Esse é o quarto ano que realizamos a entrega de filtros de água potável ConÁgua às comunidades, e desenvolvemos as ações socioambientais na Vilas Sertões e escolas. Dada a importância que conquistou, o nosso programa tornou-se parte essencial do Sertões, e para a Conasa, Hidrodomi e Braço Curto é extremamente gratificante cuidar do meio ambiente e fazer o bem a quem tanto precisa. Cada sorriso no rosto nos motiva a continuar sempre em frente”, encerra o diretor presidente da Conasa e piloto da Braço Curto, Mario Marcondes.

Projeto socioambiental inclui palestras sobre educação ambiental (Divulgação)
Siga-nos nas redes sociais @equipebracocurto
A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, Companhia Águas de Itapema, AMC Construções, New Holland – Shark Máquinas, Hipper Freios e Makmo Infraestrutura
Fonte: Assessoria