Geral
Governo de Alagoas apresenta ações estruturantes para o cooperativismo no Encoopal 2025

O Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal) 2025, ocorrido nessa terça-feira (22), no Palácio República dos Palmares, reuniu cooperativas, gestores públicos e lideranças do setor produtivo em sintonia com as comemorações do Ano Internacional do Cooperativismo.
O evento teve como tema “Cooperativas: promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor” e foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, e com apoio da Unicafes Alagoas.
O encontro contou com a presença do vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, reforçando o apoio institucional ao setor, além de outros representantes do governo e da sociedade civil.
Representando o governador Paulo Dantas, o vice-governador fez uma fala contundente em defesa do cooperativismo como instrumento estratégico para enfrentar as desigualdades históricas do Nordeste. Ele resgatou a experiência do Banco do Povo, criado durante sua gestão no governo estadual.
“A cooperativa é a economia solidária concretizada. É uma resposta coletiva contra o domínio dos grandes bancos, das grandes redes e do capital especulativo”, afirmou.
Durante sua fala, Lessa também destacou a importância da Desenvolve, agência de fomento do Estado, e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), criado em sua gestão, como ferramentas fundamentais para financiar cooperativas com juros baixos e fortalecer a produção local.
.jpg)
“O Estado tem que fazer o que os bancos não fazem: emprestar dinheiro a quem precisa, com dignidade e respeito”, ressaltou.
O vice-governador pontuou ainda a necessidade de articulação entre políticas de crédito, incentivo fiscal e acesso à terra, especialmente voltadas para a agricultura familiar e os movimentos sociais. Ele citou como exemplo a luta de comunidades por áreas improdutivas de antigas usinas, reforçando o compromisso do governo com a mediação de conflitos fundiários e a valorização da produção comunitária.
Ao encerrar sua fala, Lessa fez um apelo por mais infraestrutura básica para comunidades tradicionais, como quilombos que ainda vivem sem energia elétrica. “Se não tem energia convencional, que seja solar. Mas, não podemos aceitar que brasileiros vivam em condições subumanas. Esse governo tem compromisso com a inclusão”, concluiu.
Para o superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Eduardo Damasceno, o evento fortalece o diálogo entre cooperativas, sociedade e governo.
.jpg)
“O Encoopal, enquanto evento dedicado ao cooperativismo, é essencial para fortalecer o diálogo entre as cooperativas, a sociedade civil e o poder público. É uma oportunidade de difundir valores cooperativistas, promover a troca de experiências e apresentar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável do setor. Além disso, encontros como este contribuem para mobilizar lideranças e ampliar o conhecimento sobre as demandas reais das cooperativas”, analisou.
A abertura contou com uma apresentação emocionante da Orquestra da Cooperativa Pindorama, que encantou o público e deu início à programação com sensibilidade. Ao longo do dia, os participantes acompanharam palestras temáticas, rodas de conversa, cases de sucesso, sorteio de livros e atividades voltadas ao fortalecimento do cooperativismo e à inovação, com destaque para o uso da inteligência artificial no setor.
.jpg)
Ainda segundo Eduardo Damasceno, Alagoas tem investido em ações estruturantes para o fortalecimento das cooperativas. “A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics vem atuando na construção de políticas públicas bem estruturadas, fundamentais para garantir um ambiente favorável ao crescimento cooperativista, por meio de incentivos fiscais, acesso ao crédito, capacitação técnica e inclusão em programas governamentais. Ao unir forças, cooperativas e gestores públicos impulsionam a geração de emprego, renda e desenvolvimento local, tornando o cooperativismo um motor de transformação social e econômica”.
Presente no evento, a secretária Alice Beltrão reforçou o papel estratégico do cooperativismo para o estado. “O cooperativismo é uma das ferramentas mais potentes para promover inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento com justiça social. Nosso compromisso é garantir que as cooperativas alagoanas tenham cada vez mais voz, apoio e protagonismo, porque acreditamos no potencial transformador desse modelo. O Encoopal é a prova de que Alagoas está unida e preparada para avançar com responsabilidade e inovação”.
.jpg)
O Encoopal 2025 marcou um importante momento de articulação e avanço para o cooperativismo em Alagoas, evidenciando o compromisso do setor com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável. O encontro não apenas celebrou conquistas já alcançadas, mas também lançou sementes para novas parcerias, práticas e políticas públicas.
Ascom Sedics / Ascom Vice-Governadoria