Geral

Alunos atendidos pelo PCJE conhecem Museu da Justiça do Trabalho

23/07/2025
Alunos atendidos pelo PCJE conhecem Museu da Justiça do Trabalho
Fotos: O Memorial Pontes de Miranda tem entrada gratuita e fica localizado na Avenida da Paz, 2076, no prédio sede da Justiça do Trabalho. Ascom Esmal

Filipe Norberto

Nesta terça-feira (22), um grupo de trinta estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tradutor João Sampaio teve a oportunidade de conhecer mais sobre a história do trabalho no Brasil e suas particularidades em Alagoas, durante visita ao Memorial Pontes de Miranda, localizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL).

A atividade, promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), foi mediada pelo professor e historiador Oswaldo Zaidan, coordenador do memorial.

O museu concentra importante arquivo do jurista alagoano Pontes de Miranda, contando com itens históricos pessoais do homenageado e documentos que ajudam a contar a história do trabalho no país. Entre os destaques, estão um exemplar original da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), fotografias da cidade de Maceió no início do século XX, além de moedas e cédulas antigas.

Com essa parceria, o programa e o TRT buscam promover entre os alunos uma consciência crítica e reflexiva acerca dos direitos e deveres assegurados pela legislação trabalhistas, além da luta histórica para a conquista desses direitos. A proposta é articular um saber que compreenda o passado, atue no presente e que ajude a construir o futuro.

A visita integra o calendário mensal de ações do PCJE. O Memorial Pontes de Miranda tem entrada gratuita e fica localizado na Avenida da Paz, 2076, no prédio sede da Justiça do Trabalho. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 15h.