Geral

Alagoas é destaque nacional em conservação ambiental durante Congresso de RPPNs

23/07/2025
Alagoas é destaque nacional em conservação ambiental durante Congresso de RPPNs
Fotos: Dados foras apresentados durante o II Congresso Brasileiro de RPPNs. Reprodução e Neno Canuto

Mary Landim 

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) participa do VII Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O diretor-presidente, Gustavo Lopes, apresentou dados do estado no painel "Políticas públicas voltadas às RPPNs". O evento teve início nesta terça-feira (22/07), em Belo Horizonte (MG), e marca os 35 anos do movimento RPPNista no Brasil.

Durante a apresentação, o diretor-presidente do IMA mostrou dados que comprovam os avanços e colocam Alagoas como referência nacional em conservação ambiental. “Quando a natureza é prioridade, os resultados aparecem. Já são mais de 81 RPPNs instituídas em nosso estado — um crescimento de 200% em relação a 2014. Um marco que reforça nosso compromisso com o futuro sustentável que queremos construir”, explicou Gustavo Lopes.

Ele acrescentou que outro aspecto importante para os avanços está relacionado às parcerias institucionais que são firmadas — entre elas, com o Ministério Público nas esferas Estadual e Federal e o Batalhão de Polícia Ambiental, além de organizações não governamentais, como a SOS Caatinga e o IPMA.

“Com a responsabilidade dos esforços, temos alcançado resultados positivos”, afirmou. Além disso, Lopes enfatizou que o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no qual as RPPNs estão contempladas, tem auxiliado na sustentabilidade financeira e na expansão da área protegida em Alagoas.



Sobre o evento

O congresso promove diálogos e soluções inovadoras para os desafios relacionados à gestão dessas reservas, especialmente em tempos de crise climática. Este evento é um marco na mobilização pela conservação da biodiversidade e pela preservação de nosso patrimônio natural, além de ser um espaço rico em aprendizado, troca de experiências e construção de alianças estratégicas.

Também participaram do evento o diretor executivo do IMA, Ivens Leão; o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande; e o gerente de Unidades de Conservação, Alex Nazário.