Geral
Cardiologista do Hospital do Coração Alagoano faz alerta sobre a insuficiência cardíaca

Nataly Lopes
Cansaço excessivo, falta de ar, edema nas pernas. Esses podem ser sintomas da insuficiência cardíaca. A cardiologista Rayssa Rodrigues, que atua no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, faz um alerta sobre esta doença que atinge muitos brasileiros.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a insuficiência cardíaca atinge aproximadamente dois milhões de pacientes no Brasil, com incidência de quase 240 mil novos casos por ano. Para a cardiologista, é importante que as pessoas conheçam mais sobre doença, e que ela pode surgir associada a outras condições prévias.
“De forma simplificada, a insuficiência cardíaca acontece quando o coração não consegue mais bombear sangue de uma forma eficaz para o resto do corpo. Isso pode acontecer pelo infarto, pela hipertensão não tratada, por infecções, por diabetes, entre outras diversas doenças”, explica a profissional.
Julho é marcado como o mês para conscientizar sobre essa condição, que é a maior causa de internações nos hospitais e prontos-socorros do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, se comparada a outras doenças do coração. A informação é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, em um levantamento de janeiro a julho de 2024, com base nos dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Das 113.514 hospitalizações por este motivo, 93,3% ocorreram em serviços de urgência.
No entanto, a insuficiência cardíaca tem tratamento e pode ser diagnosticada antes mesmo de se tornar um caso grave e que seja necessário uma internação. “Mudanças no estilo de vida, uso de medicações e o acompanhamento com o seu cardiologista mudam completamente o desfecho do paciente. Praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool, cessar completamente o tabagismo são medidas eficazes e seguras que fazem com que o nosso coração fique forte e bem saudável”, acrescenta a médica Rayssa Rodrigues.
Onde Procurar Ajuda?
Se você sentir sintomas como cansaço, falta de ar, tosse repentina, ganho de peso inexplicado, batimentos cardíacos irregulares e edema de membros inferiores, procure um cardiologista em alguma unidade de saúde. O Hospital do Coração Alagoano é referência no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca.
Para ter acesso a unidade, é necessário ir a um posto de saúde, hospital regional, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de residência e pedir para marcar consulta pelo Sistema de Regulação (Sisreg).