Geral

Brasil registra 3,6 milhões de sistemas de energia solar; residenciais lideram crescimento

23/07/2025
Brasil registra 3,6 milhões de sistemas de energia solar; residenciais lideram crescimento
Fotos: Quase metade das novas conexões foram feitas em residências e pequenos imóveis; SP, BA e MG lideram número de instalações, apontam dados coletados pela Solfácil. Freepik

A energia solar distribuída está se espalhando pelos telhados do Brasil. O país já ultrapassou a marca de 3,66 milhões de sistemas de geração solar distribuída em funcionamento até junho deste ano, segundo dados do Infográfico Solfácil, relatório que acompanha o desempenho do setor mensalmente da Solfácil, maior ecossistema de soluções solares da América Latina, com base em informações da ANEEL.Esse crescimento tem sido puxado por quem busca economia na conta de luz e mais independência energética. Só neste ano, quase metade das novas conexões (46%) foram feitas com sistemas de 3 a 6 kilowatts-pico (kWp), potência comum em residências e pequenos imóveis. Em 2017, essa faixa representava 35% das instalações.

Ao todo, 82% dos sistemas solares no país estão em residências. Na sequência, aparecem os setores comercial e rural, cada um com 8% das conexões, e o setor industrial, com 1%.

De janeiro a junho de 2025, foram 419 mil novos sistemas conectados à rede elétrica. Apesar do avanço, a potência total caiu 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso porque agora há mais instalações pequenas, voltadas para o consumo doméstico.

Para Fabio Carara, CEO e fundador da Solfácil, investir em energia solar continua sendo um bom negócio. “O custo das placas solares seguem em queda, o retorno sobre o investimento é rápido, normalmente em menos de três anos, e a conta de luz não para de subir”, afirma o executivo.

Centro-Oeste é a região com mais projetos de geração distribuída

Entre as regiões, o Centro-Oeste se destaca proporcionalmente, com 9,5% das unidades consumidoras com uso da energia solar. Em seguida desponta o Sul (7,6%), Norte (5,6%), Sudeste (5,2%) e Nordeste (5,1%).

SP, BA e MG lideram instalações de energia solar no Brasil nos últimos 12 meses

Nos últimos 12 meses, São Paulo, Bahia e Minas Gerais foram os estados que mais instalaram sistemas solares no país. São Paulo lidera o ranking com 159 mil novas conexões, seguido por Bahia (69 mil) e Minas Gerais em terceira posição com (64 mil). Mato Grosso aparece em quarto lugar (63 mil) e Rio Grande do Sul em quinto (53 mil).

Veja o ranking dos 10 estados com mais conexões de energia solar no último ano:


Sobre a Solfácil

A Solfácil é o maior ecossistema em soluções solares da América Latina, que conecta parceiros integradores às pessoas que desejam gerar energia por meio de uma fonte limpa, renovável e possível para todos os bolsos. A empresa foi fundada em 2018 e oferece financiamento, distribuição de equipamentos solares, sistema de monitoramento de energia solar, seguros, e programa de benefícios para integradores que desejam maximizar seus lucros. A empresa é investida pelos maiores fundos como QED Investors, SoftBank Group, Valor, Banco Mundial (IFC), entre outros, que já aportaram mais de 800 milhões de reais ao longo de três rodadas de capital. A Solfácil tem operação nacional e ao longo do seu período de atuação, já evitou a emissão de mais de 109 mil toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente à quantidade que mais de 248 mil árvores fariam ao longo de 20 anos.

Fonte: Assessoria