Geral

Semarh promove Pontos de Entregas Voluntárias em Programa de Gestão Socioambiental da Ufal

23/07/2025
Semarh promove Pontos de Entregas Voluntárias em Programa de Gestão Socioambiental da Ufal
Fotos: Secretaria reforça compromisso com a sustentabilidade e instala pontos de coleta no Ctec da universidade | Ascom Semarh

Cauê Rinaldo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu mais um passo importante na promoção de práticas sustentáveis em Alagoas ao entregar, na terça-feira (22), dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).







A ação ocorreu durante a cerimônia de lançamento do Programa de Gestão Socioambiental (PGSA) da universidade e simboliza o fortalecimento das políticas públicas de sustentabilidade, aliando educação ambiental, parceria institucional e responsabilidade coletiva com o futuro do planeta.



Durante o evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, ressaltou a importância da colaboração entre governo e instituições de ensino na construção de uma consciência ambiental mais sólida. “A entrega dos pontos de coleta amplia a coleta seletiva no campus e simboliza a atuação da Semarh em defesa de práticas sustentáveis. Não se trata apenas de instalar estruturas físicas, mas de incentivar uma nova postura coletiva em relação ao meio ambiente. Projetos como este mostram a força da união entre o poder público e a academia no avanço das políticas ambientais em Alagoas”, destacou.







O lançamento do PGSA foi organizado pela Comissão de Gestão Ambiental do CTEC, com apoio da empresa Orizon, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Semarh. Além da entrega dos equipamentos, os parceiros também promoveram atividades voltadas à educação ambiental durante o evento.



A vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, destacou que a integração entre as ações da universidade e as políticas públicas do Estado é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro. “Práticas como estas aproximam o estudante da temática ambiental e tornam o conhecimento mais palpável. É fundamental que nossos alunos vivenciem experiências que conectem teoria e prática, ampliando sua compreensão sobre os desafios ambientais e sociais que enfrentamos”, afirmou.







A iniciativa de instalar os PEVs na Ufal está alinhada às políticas estaduais de sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Com parcerias como essa, a Semarh reafirma seu compromisso em apoiar ações educativas, práticas e interinstitucionais voltadas à preservação do meio ambiente e ao fortalecimento da cidadania ecológica.