Geral

Com foco no processo de interiorização, Microlins expande a presença em mais três cidades no Nordeste e Sudeste no mês de julho

22/07/2025
Com foco no processo de interiorização, Microlins expande a presença em mais três cidades no Nordeste e Sudeste no mês de julho
Fotos: Marca chega a municípios do interior de São Paulo, Minas Gerais e no Piauí, atendendo alunos a partir dos 16 anos que buscam oportunidades profissionais

Visando apoiar jovens que estão em busca do primeiro emprego e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho, a Microlins, maior franquia de cursos de capacitação profissional do País e parte do Grupo MoveEdu, expande a atuação e desembarca em três cidades localizadas no Sudeste e Nordeste do Brasil no mês de julho. A marca conta com mais de 400 unidades espalhadas pelo território nacional e para manter a liderança no segmento de educação, planeja a abertura de 48 novas unidades até o final de 2025, abrangendo todos os estados brasileiros. Atualmente, a rede atende mais de 148 mil alunos a partir dos 16 anos, oferecendo cursos livres, profissionalizantes, de idiomas, graduação e pós-graduação nas áreas de Tecnologia, Negócios e Educação.

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) no primeiro trimestre de 2025 o setor de serviços educacionais registrou um aumento no faturamento de 5,1% referente ao mesmo período do ano passado. Aproveitando o bom desempenho, a Microlins desembarca nas cidades de Araraquara, no estado de São Paulo, em Leopoldina, em Minas Gerais, e em Barras, no Piauí.

O empreendedor Ronay Lustosa de Carvalho Marques Silva, de 31 anos, é o responsável pela primeira escola na cidade de Barras. Ele conta que sempre foi apaixonado pelo empreendedorismo, pois já trabalhava com o pai em uma oficina automotiva. Já na faculdade de Odontologia, começou a se interessar por marketing digital e, após se formar, inaugurou seu próprio consultório. Para diversificar os negócios, seguiu buscando outras formas de empreender. “Tenho uma clínica odontológica em Porto, cidade vizinha a Barras. Sempre me interessei pelo universo da educação e a Microlins me conquistou com todo o apoio e estrutura que oferecem para o franqueado e para o aluno, além de ser uma marca líder no mercado”, conta.

Sobre a implantação e atuação na área educacional, Ronay ressalta: “Essa é minha primeira unidade no universo de franquias, mas tenho expectativas altas. Quero que essa escola seja uma referência e contribua muito com a cidade por meio dos cursos oferecidos, das palestras e das oportunidades na trajetória profissional, principalmente dos jovens de Barras. Nossa missão é promover uma transformação social na vida das pessoas por meio do conhecimento e do aprendizado, em diferentes níveis”.

Além da operação em Barras, a rede amplia a capilaridade para a cidade de Araraquara, em São Paulo, que se destaca na região com a economia voltada a serviços e indústria leve. Segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2022, o município conta com 242.228 habitantes, e apresenta uma elevada taxa de escolarização, de 98,7%. Já na cidade de Leopoldina, localizada na Zona da Mata mineira, o setor de serviços é a principal fonte de renda no município que possui 51.145 habitantes e também uma alta taxa de escolarização de 98,1%.Com notoriedade no setor de educação, o investimento inicial para abrir uma franquia da rede parte de R$ 150 mil, com o faturamento médio mensal de R$ 100 mil, taxa de lucratividade de 35% e prazo de retorno do investimento a partir de 12 meses. 

Sobre a Microlins 

Uma das mais tradicionais e reconhecidas marcas do segmento de educação, a Microlins é líder em cursos de capacitação profissional no Brasil. Sua rede dispõe de mais de 400 escolas em todo o País. São oferecidos cursos de Tecnologia, Gestão, Saúde e Inglês, nas modalidades presenciais, EAD ou semipresencial. Em 2022, a Microlins recebeu do MEC a autorização para atuar também como faculdade, oferecendo cursos de Graduação (Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Sistemas de Informação e Pedagogia), nas modalidades EAD e semipresencial, e Pós-graduação EAD nas áreas: Tecnologia, Gestão e Negócios e Educação.

Fonte: Assessoria