Geral

Realizado I Simpósio Integrado de Pesquisa Clínica do HUPAA-Ufal

21/07/2025
Realizado I Simpósio Integrado de Pesquisa Clínica do HUPAA-Ufal
Fotos: Iniciativa discutiu a integração e o avanço da pesquisa clínica no hospital e na comunidade acadêmica

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na quinta-feira (17) o I Simpósio Integrado de Pesquisa Clínica do HUPAA-Ufal. O evento reuniu no auditório geral da instituição profissional da área da saúde, pesquisadores e gestores. O objetivo foi contribuir com o conhecimento em pesquisa clínica para condução de estudos e gerenciamento de projetos, promovendo a integração e o avanço da área, no hospital e na comunidade acadêmica em geral.

Durante o simpósio, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre as possibilidades e desafios da pesquisa clínica, além de trocar conhecimentos e experiências com especialistas no campo da pesquisa clínica.

A palestra de abertura foi com Paula de Oliveira Serafin, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), que abordou o tema “Além do Atendimento: Como Executar Pesquisa Clínica em Hospital Público”.

O evento também contou com duas mesas de discussão, uma sobre “Avaliação dos Desafios Éticos na Condução de Ensaios Clínicos à Luz do Novo Marco Regulatório (Lei 14.874/2024 e a RDC 945)”; e outra sobre “A Experiência na Condução de Ensaios Clínicos no Humap e no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac)”. Na parte final do simpósio, foram apresentados quatro relatos de experiência sobre pesquisas e ensaios clínicos.

De acordo com o gerente de ensino e pesquisa do HUPAA-UFAL, Amauri Barros, a realização do I Simpósio de Pesquisa Clínica do Hupaa é um divisor de águas, um momento de comemoramos e consolidamos parcerias importantes para o desenvolvimento de pesquisas clínicas em Alagoas.

O investimento em pesquisa representa um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de estudos e novos conhecimentos, tecnologias e soluções para a sociedade, portanto a valorização e o investimento na ciência resultam em benefícios para a saúde”, declara a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA-Ebserh, doutora em biotecnologia, Rita Carvalhal.

Para Eduardo Gomes de Oliveira Júnior, chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do HUPAA-Ufal e organizador do evento, o Simpósio representou a concretização de um sonho coletivo, construído com esforço, e mostra que é possível fazer ciência de qualidade no sistema público de saúde. Segundo ela, a pesquisa clínica no HUPAA tem uma trajetória que vem se fortalecendo nos últimos anos.

"Entre desafios e possibilidades, conseguimos estruturar uma base sólida com a criação do Centro de Pesquisas Clínicas, em parceria com a Ufal, reguladores e as agências de fomento. Hoje, esse centro está em funcionamento, e, mais importante, com profissionais comprometidos com o rigor ético e científico que essa área exige", disse Eduardo Gomes. Ele pontudo que é um marco inicial de um ciclo e que espera que seja permanente, colaborativo e transformador. “Um espaço para refletirmos, discutirmos e sobretudo, construirmos juntos novos caminhos para integrar a pesquisa clínica ao cotidiano hospitalar, contribuindo para a inovação, a qualificação da assistência e principalmente a valorização dos indivíduos”, explica Eduardo.

O gerente administrativo do HUPAA-Ufal, Anderson de Barros Dantas, representou o superintendente do hospital, Célio Fernando de Sousa Rodrigues. Na ocasião, ele destacou a importância da integração da gestão do hospital para o alcance de seus objetivos e a relevância da realização do evento.

"Cada vez que fizemos um encontro desses, ficamos muito mais animados porque conseguimos ver a participação da universidade com seus diretores, representantes de diversas unidades acadêmicas. Estamos resgatando uma função muito importante do hospital, que é desenvolver pesquisa e inovação", disse o gerente Administrativo. Ele ainda enfatizou a importância da missão do HU, que é fazer ensino, pesquisa, inovação e assistência à saúde com qualidade para um melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, frisou que a gestão da Ebserh tem fornecido ao HUPAA saltos quantitativos de desempenho. "Temos um tempo no hospital formado por servidores RJU e de trabalhadores Ebserh, que é valoroso. É um tempo que pega no pesado e faz diferença, inclusive no Centro de Pesquisas Clínicas", disse.

O reitor ainda falou que hoje o HUPAA pode dar saltos de qualidade através da pesquisa clínica. "Está faltando um pouco para virarmos a chave e irmos a outro patamar. E com isso ganharemos todos nós que estamos diretamente envolvidos. O ganho será enquanto instituição, universidade, trabalhadores da saúde e outras áreas, além da população, que passe a ter acesso a soluções disruptivas, experimentais ainda, e que provavelmente teria que esperar sete a oito anos para isso entrar no mercado". Segundo ele, o estado de Alagoas tem um potencial de avanço e esse potencial pode ser aplicado também para pesquisa clínica.

“Acho que qualquer iniciativa aqui com relação à pesquisa clínica tem objetivos muito claros: usar isso como instrumento de fortalecimento do nosso conhecimento”, apontou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Ainda integraram a mesa de honra de abertura do evento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), Iraildes Pereira Assunção; a diretora da Faculdade de Medicina, Ângela Canuto; o gerente de Ensino e Pesquisa, Amauri da Silva Barros; a gerente de Atenção à Saúde, Elizângela de Souza; a diretora da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Taciana Melo dos Santos; e a assessora executiva de Projetos Especiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Juliana Khalili, representando o diretor-presidente, Fábio Guedes Gomes.

Sobre Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Sobre Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom HUPAA-Ufal